Acessórios para cozinhaCozinha Gourmet

Utensílios de Cozinha: Silicone, Inox ou Bambu?

Você sabe quais são os Utensílios de Cozinha ideais para a sua rotina? Nós iremos te mostrar!

Os utensílios de cozinha são grandes companheiros para quem gosta de se aventurar na cozinha. Mas na hora de comprar, sempre ficamos com aquela dúvida…. Qual comprar? Afinal, hoje em dia têm muitas variedades de materiais e modelos, não é mesmo?

Por isso, vamos explicar aqui as vantagens e desvantagens de cada material dos utensílios de cozinha para você não ter mais dúvidas na hora de comprar. Vamos lá?

 

Utensílios de Cozinha de Silicone:

Os Utensílios de Silicone têm muitas vantagens se comparados com os outros materiais, são geralmente bonitos com cores vibrantes, possuem alta resistência ao calor, não são abrasivos, sendo ideais para utilizar em panelas e formas com revestimento antiaderente, são fáceis de lavar, já que o alimento não gruda no silicone, e não são porosos, ou seja, não retém cheiro e não proliferam bactérias.

O único cuidado que temos que ter com este material é o contato com o ferro, pois pode tirar lascas do silicone quando, por exemplo, for raspar o leite condensado da lata.

 

Utensílios de Cozinha de Inox:

O Inox é um aço que devido a sua composição, não enferruja. Sua principal vantagem é a durabilidade, mas também, são resistentes ao calor e não oferecem nenhum risco a saúde, já que não liberam nenhuma toxina quando em contato com o alimento.

Estes utensílios de cozinha precisam ser utilizados com muito cuidado em panelas com revestimento antiaderente, pois podem danificar o revestimento já que o material não é maleável.

Para limpar, use apenas detergente ou sabão neutro, com esponjas macias, pois as esponjas de aço podem arranhar o seu utensílio de inox.

 

Utensílios de Cozinha de Bambu:

Os Utensílios de Bambu vêm ganhado espaço nas cozinhas para substituírem as famosas colheres de madeira, que são condenadas por acumular fungos e bactérias. Mas o bambu possui uma composição natural que é considerada bactericida.

Estes utensílios de cozinha também são resistentes ao calor, não danificam o revestimento antiaderente, o cabo não aquece facilmente, por isso, é ideal para mexer alimentos que exigem um tempo longo de cozimento, não deformam e nem envergam.

Eles, devem ser lavados com detergente neutro e secos imediatamente após a lavagem, assim, não são indicados o uso de máquina de lavar. Não podem ir ao forno e nem ao micro-ondas, e são recomendados guardar em locais secos para evitar o surgimento de mofo.

 

E aí, já sabem qual o material de utensílios combina mais com as suas receitas?

Se gostou, compartilhe nas redes sociais!

1 comment

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *