Moringa de agua Veja como usa la na decoracao
Uncategorized

Conheça 10 curiosidades sobre Vila Velha

Vila Velha tem uma história riquíssima e curiosidades incríveis. Venha conhecer algumas delas, você vai se surpreender!

No dia 23 de maio, é comemorado o aniversário do município de Vila Velha. Nessa data tão importante, nós decidimos reunir 10 curiosidades que você provavelmente não conhecia sobre a cidade. Quer descobrir quais são? Veja abaixo!

1 – Vila Velha já foi a capital do Espírito Santo

(Créditos da Imagem: ES Brasil)

É isso mesmo, por mais que muita gente não saiba, nem sempre Vitória foi a capital do Espírito Santo. Fundada em 23 de maio de 1535, pelo português Vasco Fernandes Coutinho, Vila Velha foi capital do estado até 1549.

2 – Possui 3 ilhas no seu território

(Créditos da Imagem: Turismo Vila Velha)

O município abrange 3 ilhas, sendo elas:

  • Ilha de Itatiaia: Fica localizada próxima à costa da Praia de Itapoã e é um local de reprodução de aves marinhas, como garças e andorinhas.
  • Ilha das Garças: Localizada a 800 metros do continente, é muito utilizada para a pesca, porém com acesso proibido de janeiro a março (época de reprodução de aves).
  • Ilha dos Pacotes: Possui um farol de sinalização marítima e fica restrita à Marinha do Brasil.

3 – Como assim canela-verde?

(Créditos da Imagem: Morro do Moreno)

O habitante de Vila Velha é costumeiramente chamado de canela-verde. Existem duas versões sobre como isso surgiu. Uma diz que quando a comitiva de Vasco Coutinho chegou, eles pisaram no mangue e ficaram com as canelas verdes. Entretanto, outra versão diz que os índios não conheciam meias e ao ver os visitantes de meias verdes, deram esta denominação aos portugueses.

4 – A pedra que geme

(Créditos da Imagem: De Olho na Ilha)

Um dos locais mais conhecidos, certamente é o Morro do Penedo. Repleto de misticismo, esse lugar era considerado um guardião que protegia moradores e navegantes de Vila Velha e Vitória. De acordo com a história, moedas eram atiradas dos barcos para que, quem conseguisse acertar o morro, teria um pedido atendido. Além disso, também é dito que em dias de tempestades, a pedra soltava gemidos. Assustador, não é mesmo?

5 – Bondinho histórico

(Créditos da Imagem: Prefeitura de Vila Velha)

No ano de 1912, dois bondinhos foram inaugurados na cidade e, depois de cinco meses, a empresa Viação Elétrica comprou mais dois conjuntos e uma gôndola. Atualmente, o único restante passou por um processo de restauração e foi reaberto para visitação na Casa da Memória, localizada na Prainha.

6 – E por falar em Prainha…

(Créditos da Imagem: Rotas Capixabas)

Além da Casa da Memória, também é na Prainha que ficam localizados o 38º Batalhão de Infantaria, a Escola de Aprendizes de Marinheiros, o Forte Piratininga, o Museu Homero Massena, a igreja Nossa Senhora do Rosário, o obelisco em homenagem a Vasco Fernandes Coutinho e a Praça da Bandeira.

7 – O Canal da Costa já foi um rio produtivo

(Créditos da Imagem: G1)

Embora hoje seja conhecido pelo mau cheiro, o Canal da Costa já foi responsável por fornecer alimento aos moradores de Vila Velha. Na maré-cheia, os peixes principais eram as tainhas e robalos. Já na maré baixa, o rio era rico em caranguejos guaiamuns, canivetes, siriobas, berbigão e siris.

8 – A casa da manteiga

(Créditos da Imagem: Capixaba da Gema)

Devido à uma casa que se parecia com as antigas manteigueiras, o Parque Municipal da Mantegueira carrega consigo esse nome peculiar. Além disso, ele possui uma área equivalente à 160 campos de futebol, com mais de 1600 espécies de plantas e 121 espécies de pássaros.

9 – Chocolates Garoto

(Créditos da Legenda: Revista Exame)

Por essa você não esperava, fala sério? Fundada em 1929 pelo imigrante alemão Henrique Meyerfreund, a sede da Garoto fica em Vila Velha e influenciou muito no desenvolvimento da cidade. Aliás, a Garoto também também possui um programa de visitação onde é possível acompanhar como é feito o processo de fabricação do chocolate e um museu repleto de curiosidades sobre a história, equipamentos e muito mais sobre a fábrica.

10 – É muita gente!

(Créditos da Imagem: Prefeitura de Vila Velha)

Por fim, vale mencionar que além de ser o município mais antigo do Espírito Santo, Vila Velha é o segundo mais populoso do estado. Afinal, segundo o IBGE, ele conta com 486.208 habitantes e, no país, trata-se do 48º mais populoso. Quanta gente, hein?!

 

Vila Velha tem mais curiosidades do que você imaginava, fala a verdade? Você conhece mais alguma? Então conta pra gente!

 

 

Referências: Gazeta Online, G1 e Folha Vitória

2 comments

  1. Elza Ismael de Barros 11 julho, 2019 at 15:40 Responder

    Olá, primeiramente, sou também amante da culinária e,por sua vez, praticante da arte.
    Bem, estou em Dezembro agora, indo viver em Vila Velha, gostaria de sua ajuda para saber quais os bairros mais seguros, como estão as ofertas de emprego… enfim, tudo o que de tua parte puder me orientar.
    Grata,
    Elza
    elzaismael64@gmai.com

    • Preçolandia 11 julho, 2019 at 15:55 Responder

      Olá Elza, boa tarde. Infelizmente não tenho como orientar de forma precisa sobre a sua questão. Porém, fazendo uma rápida pesquisa na internet, constatei que os bairros mais procurados são Itapoã, Praia da Costa e Itaparica. Um abraço 😀

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *