Conheca 10 incriveis curiosidades sobre vinhos
Cozinha GourmetGuia do Vinho

Conheça 10 incríveis curiosidades sobre vinhos

Você vai se surpreender com algumas dessas curiosidades sobre vinhos. Hoje é dia de aprender um pouco mais sobre essa bebida!

No dia 02 de junho é comemorado o dia do vinho e nessa data, nada melhor do que degustar uma garrafa de um bom vinho da sua adega, não é mesmo? Nessa data, que tal conhecer algumas curiosidades sobre vinhos que provavelmente você não saiba? Veja abaixo, você vai se surpreender!

1 – Para produzir uma garrafa de vinho, são necessárias 300 uvas!

Por essa você não esperava, não é mesmo? Pois é, para produzir uma garrafa de vinho de 750 ml são necessárias em média 300 uvinhas. Aliás, se você quiser entender um pouco mais elas, já mostramos aqui no blog os principais tipos de uvas para vinhos.

2 – A diferença entre o vinho seco e o suave

O vinho suave se diferencia do seco, principalmente pela adição do açúcar. Possui uma qualidade mais baixa e pode ser feito com uvas mais comuns. Já os vinhos secos são feitos com uvas mais nobres e qualquer resíduo de açúcar são produzidos na própria fermentação.

3 – Nem todo espumante é champagne

É bem comum relacionar a palavra espumante a Champagne, entretanto essa informação não é tecnicamente precisa. Isso porque apenas o espumante feito na província francesa de Champagne recebe esse nome. Logo, nem todo espumante é Champagne, mas todo Champagne é espumante 😉

4 – A Itália é a maior produtora do mundo

Muita gente imagina que o maior produtor de vinhos do mundo seja a França, porém a resposta correta é Itália. Um pouco disso se deve ao fato dos Estados Unidos (maiores consumidores de vinho do mundo) preferirem os vinhos italianos aos franceses.

5 – Vinho faz bem para a saúde

Estudos apontam que uma taça de vinho por dia pode trazer benefícios ao coração. Isso porque os flavonoides contidos nela, possuem agentes antioxidantes que protegem as células contra o envelhecimento e evitam doenças cardiovasculares.

6 – O sabor do vinho pode ser harmonizado com alimentos

Os vinhos são um tipo de bebida muito peculiar e que podem ser harmonizados com diversos tipos de alimentos para extrair um sabor ainda mais especial. Além disso, o vinho é capaz de limpar as papilas gustativas da boca, fazendo com que cada garfada seja como a primeira. Leia aqui um pouco sobre harmonização de vinhos e alimentos.

7 – A expressão “saúde” surgiu na Grécia

Essa é mais uma daquelas curiosidades sobre vinhos que pouca gente sabe. Há muito tempo atrás na Grécia antiga, o anfitrião sempre tomava o primeiro gole para garantir que o vinho não estava envenenado. E foi a partir daí que surgiu a expressão saúde.

8 – A maior adega é gigantesca

Com um comprimento total de 200 km e largura de 85 m, a maior adega subterrânea do mundo armazena aproximadamente 1,5 milhões de garrafas de vinho e pode ser conhecida de carro ou a pé. Ela fica na República da Mondálvia, um pequeno país do Leste Europeu.

9 – Já foi usado como remédio

Conhecido como o vinho dos reis e o rei dos vinhos, o Tokaj é o exemplar mais famoso da Hungria. Porém entre o século 19 e o início do século 20, muitos médicos o receitavam como um remédio para anemia, pois contém uma grande quantidade de vitaminas B e E.

10 – O vinho tem 7000 anos

Por fim, uma dúvida que muita gente tem: quando surgiu o vinho? Estudos apontam que o vinho existe há pelo menos 7000 anos. Em 1922, quando a tumbá de um faraó foi descoberta, foram encontrados tesouros e jarros de vinhos cheios, lacrados e com informações que pesquisadores acreditam ser referentes ao método de produção.

 

E ai, gostou dessas curiosidades sobre vinhos? Incríveis, né? Se você também é amante de vinhos, vale a pena dar uma olhada na nossa seção Guia do Vinho aqui no blog. Lá está repleto de informações legais à respeito dessa bebida tão saborosa 😉

 

Veja opções de adega aqui!

 

 

 

Referências: Clube Paladar, Wine, Sonoma, Conquiste Sua Vida, Casa e Jardim e Livro Wine Folly – O Guia do Vinho

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *