Cozinha GourmetDicas

3 maneiras para afiar faca de cozinha

Escolha o jeito mais fácil para afiar suas facas.

A faca é um instrumento fundamental na cozinha, seja para o dono de casa que cozinha diariamente ou para um chef profissional.

Uma faca bem afiada permite um corte mais preciso do alimento, além de evitar que eles se oxidem e fiquem com manchas escuras na carne ou em alguns vegetais. Por isso, é importante ter a faca bem afiada na hora de preparar as mais variadas receitas.

Se você pegou a faca para cortar algum alimento e ela simplesmente não cortou, não se desespere, iremos te ensinar 3 jeitos diferentes para afiar faca em casa.

1. Afiar faca com pedra afiar faca pedra

A pedra é ideal para facas que estão completamente sem fio. Para começar, deixe a pedra em um recipiente com água por 5 minutos. A pedra tem dois lados, um mais poroso e outro lado mais fino; Utilize o lado mais fino para afiar a faca. Pegue a faca e deslize por toda a pedra em um ângulo de 30°. Comece pelo lado mais perto do cabo e vai deslizando pela pedra até a ponta da faca. Repita este processo dos dois lados.

 

2. Afiar faca com chaira: afiar faca chaira

Segure a chaira com uma mão com a ponta para baixo, e com a outra mão pegue a faca e posicione encostando na chaira. Deslize a faca de cima para baixo, com o movimento começando pela parte da faca mais próxima do cabo e deslizando até a ponta da faca, em um ângulo de 20º. Repita o movimento dos dois lados, sendo o mesmo número de movimentos feito de cada lado, até afiar a faca.

 

3. Afiar faca com afiador: afiar faca afiador

Esta maneira é a mais simples de afiar a faca. Encaixe a faca no afiador e deslize a faca para frente e para trás algumas vezes, até afiar a faca.

 

Por mais que seja fácil afiar faca em casa, não faça isso toda hora, deve ser feito somente quando a faca estiver sem o fio de corte. Para evitar que a faca fique sem corte, utilize-a para cortar apenas alimentos e nunca utilize o lado verde da bucha na hora de higieniza-la.

Confira o post de alguns cuidados para as suas facas durarem mais.

 

Referências: Tua casa e Dicas de mulher

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *