Cozinha GourmetGuia do Vinho

Aerar vinho com o Aerador ou com o Decânter?

Você sabe qual é a importância de aerar vinho? Confira a seguir.

O aerador e o decânter possuem a mesma funcionalidade: introduzir oxigênio no vinho, ou seja, aerar o vinho. Este passo é feito antes de servir o vinho para oxidar compostos de aromas desagradáveis menos detectáveis (clique aqui para ver os problemas desagradáveis do vinho) e também reduzir a concentração de certos ácidos e taninos, deixando o paladar do vinho mais macio.

Todos os vinhos tintos podem ser aerados, tanto no decânter quanto no aerador.
Mas qual escolher? Afinal, os dois possuem a mesma função. Vamos dar algumas dicas para vocês escolherem qual dos dois acessórios vocês preferem:

Dica 1 – Decânter:

O decânter possui modelos elegantes, fornecendo mais sofisticação ao servir.

Dica 2 – Decânter:

Caso escolha o decânter, opte pelo modelo que mais te agrada, é mais prático escolher um que seja mais fácil de encher, servir e enxaguar.

Dica 3 – Decânter:

Para aumentar o contato do ar com o vinho, coloque-o de forma que o líquido se espalhe por todos os lados do decânter ao encher.

Dica 4 – Aerador:

O Aerador atua do mesmo modo, sendo um acessório um pouco mais prático e divertido na hora de aerar.

Dica 5:

O vinho areado não deve ser mantido aberto por muito tempo, então realize o procedimento somente com a quantidade que pretende beber.

Após aerar vinho, é indicado decanta-lo no próprio decânter pois os vinhos amadurecidos (há quem prefira dizer velhos), sobretudo tintos, criam sedimentos naturais, formados de partículas que vão se precipitando ao longo do tempo (aquelas famosas “borras” que vão se formando na taça quando demoramos para beber o vinho). Estas borras não causam nenhum mal, mas são desagradáveis. Para evitá-las é necessário decantar o vinho. Quanto mais encorpado for o vinho mais tempo deve se deve esperar (de 15 a 30 minutos é um bom começo).

Agora você já sabe perfeitamente como servir um bom vinho aos seus convidados, não é mesmo? Então convide-os para tomar um bom vinho e nos conte como foi a experiencia!

Se perdeu os nossos posts anteriores sobre vinho, clique aqui: Taças / Degustação.

E não deixe de confirir as nossas opções de Aeradores.

 

Referência: Livro – O Guia Essencial do Vinho e Site – Sommelier Wine

2 comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *