Cozinha GourmetDicas

Não congele apenas água na forma de gelo

Além de gelo, veja 7 dicas fantásticas que você pode fazer com a forma de gelo.

Se você pensou que a forma de gelo servia apenas para congelar água, você está enganado. Este post te dará algumas ideias de utilizar a forma de gelo para congelar outros alimentos e assim facilitar o preparo de suas receitas. E claro, diminuir também o desperdícios de alguns alimentos.

Veja a seguir algumas opções de alimentos que você pode congelar na forma de gelo:

 

1. Suco de Frutas para Água com Gás:

Esta dica é especialmente para as pessoas que adoram fazer a famosa misturinha de água gaseificada com suco de limão ou qualquer outra fruta cítrica. E para ter esta mistura sempre em mãos, basta congelar o suco da fruta na forma de gelo e acrescentar em sua água gaseificada sempre que desejar. Além de adicionar sabor, sua água ficará geladinha.

 

2.Vinho congelado:

Você também pode congelar o vinho na forma de gelo, assim o vinho ficará gelado sem que fique aguado ou perca o sabor.

Outra opção é utilizá-los em alguma receita. Sabe aquele restinho de vinho que sobrou na garrafa, congele em formas de gelo e utilize em futuras receitas como, costela assada e filé mignon grelhado.

 

3. Cubos de leite:

Para facilitar e agilizar aquela deliciosa vitamina, você pode utilizar as formas de gelo para congelar o leite, e na hora de usar, desenforme e coloque direto no liquidificador. Desta forma a vitamina ficará gelada sem ficar aguada.

O leite no freezer pode ser consumido em até 3 meses.

 

4. Caldo de legumes ou carne:

Outra opção é preparar uma grande quantidade daquele maravilhoso caldo de legumes ou carne caseiros e congelá-los para futuras receitas. Para isto, realize o mesmo procedimento das dicas acima, coloque o caldo na forma de gelo, ponha para congelar e depois transfira para sacos plásticos próprios para freezer e retorne ao congelador. 

Leve os cubinho congelador direto a panela para dar mais sabor a sua receita.

 

5.  Molho de tomate:

Uma ótima opção para aquela quantidade de molho ou extrato de tomate que sobrou na caixinha é congelá-lo. E o procedimento é o mesmo, encha a forma de gelo com o molho de tomate e leve ao freezer. Após congelado, armazene em sacos plásticos próprios para freezer e retorne ao congelador.

Na hora de usar, pegue a quantidade de cubos necessários e deixe descongelar em temperatura ambiente ou leve direto a panela.

O molho de tomate dura em média 3 meses no freezer.

 6. Claras de Ovo:

Muitas receitas são preparadas somente com a gema do ovo, e a clara por sua vez, acaba indo para o lixo já que as pessoas não sabem o que fazer com ela. Então, uma solução prática é congelá-las na forma de gelo para futuras receitas.

Basta colocar a clara que sobrou dentro da forma de gelo e levá-la ao freezer. Depois dos cubos congelados, retire da forma, transfira para sacos plásticos próprios para freezer e retorne ao congelador.

Quando decidir utilizar a clara do ovo, separe a quantidade de cubos  desejada do freezer e deixe descongelar até retornar ao estado líquido.

O recomendado é que as claras sejam consumidas em até 3 semanas.

7. Ervas no Azeite ou Manteiga:

Esta ideia é fabulosa e muito prática. Você pode congelar ervas como, orégano, tomilho, sálvia e alecrim com azeite ou manteiga derretida para futuras receitas.

O preparo é muito simples, encha a forma de gelo com as ervas até a metade e complete-a com o azeite ou manteiga derretida. Depois cobra a forma com um plástico filme e leve ao freezer.

Depois que os cubos congelarem, retire-os da forma, passe para sacos plásticos próprios para freezer e retorne ao congelador.

Você pode utilizar os cubinhos em assados, cozidos, frituras e até mesmo para saltear legumes. Na hora de usar, pegue a quantidade de cubos desejada no freezer e deixe descongelar em temperatura ambiente ou coloque direto na panela.

 

E ai, gostou das dicas? Elas vão ajudar a economizar seu tempo e diminuir o desperdício de alguns alimentos.

 

Referência: S.O.S Solteiros

 

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *