Carnes, Aves e PeixesCozinha GourmetReceitas

3 receitas de bacalhau para sexta-feira santa

Diferentes receitas de bacalhau para fazer na Sexta-feira santa.

A sexta-feira santa é um feriado cristão que simboliza a crucificação de Jesus Cristo. Em respeito a este dia, os cristões seguem com algumas tradições, como não comer carne vermelha. Pela igreja católica, as carnes vermelhas que vêm de animais quentes, como vaca, galinha e porco, não são indicadas para consumir neste dia. Mas, o peixe, que é um animal frio, está liberado. Por este motivo que o peixe, ou mais específico o bacalhau, é o prato escolhido na sexta-feira santa de muitas casas.

Por este motivo, separamos algumas receitas de bacalhau para você inovar nesta sexta-feira santa. Mas antes de mais nada, o bacalhau é um peixe muito salgado e precisa ser dessalgado. Para dessalgar, tire-o da embalagem, lave em água corrente para retirar o excesso de sal, tire pele e espinhas (se a receita pedir) e corte, se não já não estiver cortado. Mergulhe em bastante água fria, com algumas pedrinhas de gelo e coloque na geladeira por 24h. Troque a água pelo menos 2 vezes. Se for grelhar ou refogar, dessalgue o bacalhau por mais tempo.

Pronto, agora você pode escolher a receita que deseja fazer:

Arroz de bacalhau

receita de bacalhau

1 cebola grande picada
4 dentes de alho
4 tomates maduros
Azeite extravirgem
500g de bacalhau
50ml de vinho branco seco
200g de arroz
2 ramos de salsinha

Coloque o bacalhau para cozinhar em dois litros de água por aproximadamente 30 minutos, ou até a pele soltar da carne. Retire o bacalhau da água e reserve. Não descarte a água do cozimento do bacalhau, iremos usá-la depois.

Refogue a cebola e o alho no azeite. Corte os tomates em 8 pedaços cada um, acrescente-os na panela da cebola e refogue por uns cinco minutos. Em seguida coloque o vinho e deixe o álcool evaporar.

Adicione aproximadamente 600ml da água do bacalhau ao refogado, acrescente o arroz cru e mexa de vez em quando. Desfie o bacalhau em lascas méidas, descarte a pele, as barbatanas e as espinhas e acrescente o bacalhau ao arroz que está em cozimento.

Mexa de vez em quando por aproximadamente 12 a 15 minutos em fogo alto. Não deixe o arroz grudar no fundo da panela e não deixe toda a água evaporar. Assim que o arroz estiver cozido, sirva com a salsinha picada por cima.

Bacalhoada

receita de bacalhau

1 maço de brócolis
4 batatas descascadas e fatiadas (0.5 cm)
1 cebola cortada em rodelas finas
3 ovos cozidos e fatiados
1 xicara (chá) de azeitonas pretas
1kg de bacalhau dessalgado e descongelado
2 tomates cortados em rodelas
Pimenta-do-reino
Sal
Azeite extravirgem

Tire o talo mais grosso do brócolis e cozinhe-os junto com as batatas já fatiadas no vapor e reserve.

Retire as barbatanas do bacalhau e corte em cubos de mais ou menos 3 cm (não tire a pele).

Em uma travessa, unte o fundo com uma camada de azeite, acomode os cubos do bacalhau com a pele virada para baixo encostando no azeite.

Cubra o bacalhau com uma camada de batatas e faça mais uma camada com as cebolas em rodelas. Acrescente um pouco do sal e da pimenta.

Comece outra camada com os brócolis cozidos, em seguida acrescente uma camada de tomates e os ovos intercalados para enfeitar. Por último, espalhe as azeitonas.

Por cima, regue todos os ingredientes com bastante azeite e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 40 a 50 minutos, até o azeite borbulhar.

Bacalhau à Brás

receita de bacalhau

1 e 1/2kg de bacalhau dessalgado e desfiado
800g de batatas cortadas em palha
1/2kg de cebolas cortadas em rodelas finas
50ml de azeite
8 ovos levemente batidos
1 dente de alho picado
Salsa picada a gosto
Pimenta-do-reino
Sal
Azeitonas verdes a gosto

Frite as batatas em óleo bem quente, até estarem cozidas, mas ainda branquinhas e escorra-as sobre papel absorvente.

Nesse meio tempo, leve ao fogo uma panela grande com azeite, cebola e alho e refogue lentamente. Junte o bacalhau e mexa sempre.

Junte as batatas ao bacalhau e com a panela ainda no fogo jogue os ovos levemente batidos e temperados com sal e pimenta. Mexa bem até os ovos cozinharem.

Acrescente as azeitonas e a salsa a gosto.

 

E ai, qual vai ser a sua escolha para a sexta-feira santa?

 

Referência: GNT

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *