Cozinha GourmetGuia do café

8 benefícios do café para a saúde

Tome café todo dia e previna algumas doenças.

O café é uma excelente maneira de começar o dia. Como não amar o cheirinho de café fresco vindo da cafeteira logo pela manhã?

Apenas uma xícara dele faz você despertar e ter mais energia durante o dia. Ele tem praticamente 0% de calorias e alguns minerais, como o sódio, tiamina, niacina, ácido fólico, fósforo, magnésio, manganês, potássio e riboflavina.

Além disso, o café quando consumido com moderação traz outros benefícios a saúde, como prevenção de doenças e perda de peso.

Se você ainda não toma café, veja a seguir uma lista de alguns benefícios do café para a sua saúde:

Tratamento para diabéticos

Os ácidos clorogénicos e trigonelina alcalóide presentes no café ajudam na redução de glicose e insulina, prevenindo o diabetes tipo 2.

Prevenção do câncer

O café tem propriedades anti-cancerígenas, reduzindo o risco de câncer de mama, esofágico, cancro da faringe e oral, próstata e fígado.

Alivia o stress

O café e sua cafeína ajudam a melhorar o humor, aliviar o estresse e ainda garantem mais desempenho no tempo de reação, memória e raciocínio.

Estimula a digestão

Mesmo sendo um sucesso absoluto depois do almoço, poucos sabem que o café é recomendado para estimular a digestão. A bebida estimula os intestinos, aumentando o movimento gastrointestinal e facilitando a digestão.

Previne depressão

A bebida traz sensação de felicidade, agindo como antidepressivo.

Emagrece

Além do café não ter calorias, ele ajuda a queimar gordura e eleva a taxa metabólica em até 11 %.

Antioxidante

O consumo de café conduz um aumento dos antioxidantes no corpo. Quando os antioxidantes estão presentes na corrente sanguínea, tendem a fortalecer o sistema imunológico e combater as doenças.

Previne mal de parkinson

Estudos apontam que o café tem sido eficaz na prevenção do Parkinson. Um estudo comprovou que homens que consumiam diariamente a quantidade de cafeína correspondente a uma xícara de café possuíam um risco 50% menor de desenvolver a doença.

 

Estes são alguns pontos no qual o café fornece benefícios a nossa saúde.

Mas lembre-se, o café precisa ser consumido com moderação, aproximadamente 2 xícaras por dia, já que a cafeína presente pode causar malefícios a saúde quando em excesso.

 

Referência: Saúde dica e Minha vida

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *