Cozinha GourmetNatal

Sugestões para o cardápio da Ceia de Natal

A culinária dedicada à ceia de Natal é tão vasta e especial que fica difícil decidir o que preparar. Mesmo com tantas opções, parece que precisamos de uma ajudinha para o cardápio. Por isso, separamos algumas sugestões de pratos bem gostosos. 😋

Entradas

Você pode deixar à mesa, ou no buffet, em bowls ou em travessas, para que seus convidados possam “beliscar” enquanto tomam algum aperitivo: patês, antepasto de berinjela e Brie empanado, acompanhados de torradas ou pão italiano. Não te convenceu? Que tal, bruschettas, tortas ou Tender fatiado com farofinha de pão, além de castanhas e nozes à vontade.

Saladas

As saladas são refrescantes e acompanham muito bem qualquer assado. Se apresentadas numa bela saladeira, e quanto mais coloridas forem, mais convidativa torna-se a ceia de natal.

Além do tradicional, maionese ou salpicão, e dos tipos de folhas diferentes que podem ser mescladas, existem várias receitas incrementadas com frutas como a manga, maçã, ameixa, tâmara, damasco, pêssego, noz, entre outras.

Assados

O peru de Natal, como o próprio nome diz, é o mais tradicional, mas, também é muito comum assar pernil ou, para aqueles que preferem uma carne mais leve, o Chester. Podem ser acompanhados com molho de laranja, de maracujá e gengibre, mostarda com mel ou de champanhe com passas.

Há ainda quem prefira o bacalhau, com inúmeras receitas de forno: à portuguesa, ao molho com batatas, gratinado ou cremoso.

Para qualquer um, opte por uma assadeira que possa levar diretamente à mesa e componha a decoração da ceia de Natal.

Acompanhamentos

Para fugir do convencional arroz à grega, prefira o arroz com amêndoas ou ao champanhe com passas, ou então, o cuscuz marroquino com damasco e nozes. Se for de arroz, as batatas assadas ao azeite e alho podem ser a segunda guarnição. Se optar pelo cuscuz, tomates confitados.

E, claro, não podem faltar as farofas Natalinas. Feitas com farinha de mandioca, de milho ou de pão, podem ter pedaços de bacon, Tender ou calabresa, e ainda conter frutas: nozes, uvas passas, ameixas ou maçãs.

Sobremesa

Para fechar com chave de ouro, após ter decidido o prato principal, fica mais fácil definir a sobremesa e criar um equilíbrio de toda a degustação.

Se a opção de assado for mais calórica, um doce mais suave pode ser mais apropriado. Por exemplo: mousse de maracujá ou limão, sorvetão, pudim, gelatina mesclada ou peras com calda de frutas vermelhas, acompanhada de sorvete de creme.

Caso tenha escolhido o Chester, bacalhau gratinado ou peixe assado, alguns doces podem harmonizar melhor como: brigadeirão, pavê de frutas ou de chocolate, cheesecake ou torta de maçã, acompanhada de sorvete de creme.

Seja qual for a sua escolha de sobremesa, não esqueça que a apresentação valoriza o momento, tornando-o único. Você pode usar belas travessas, assadeirastaças de sobremesa.

Por fim, desejamos a todos uma ceia de Natal farta, muito gostosa e repleta de amor, união e paz. Feliz Natal!

 

Referências: Claudia; Tudo Receitas; Tudo Gostoso; Guia da Cozinha; Paladar Estadão

 

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *