Cerâmica ou Porcelana? Esta dúvida é muito comum, entenda a diferença abaixo.

Provavelmente muitos têm aquela dúvida na hora de comprar um novo aparelho de jantar: de cerâmica ou de porcelana?

Aparentemente, estes dois materiais são muito parecidos. A diferença se encontra na composição do material e como são feitos.

Quer acabar com esta dúvida de uma vez por todas?

Cerâmica:

A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem. Do grego “kéramos” (“terra queimada” ou “argila queimada”), é um material de grande resistência. A origem do nome vem do processo pelo qual o material é passado para se tornar cerâmica, na qual o seu cozimento deve ser feito com a temperatura entre 900 e 1000ºC.

A cerâmica tem como matéria prima a argila, feldspato, sílica, e também podem apresentar alguns aditivos para o incremento de suas propriedades finais, tanto para acelerar sua secagem, quanto para atribuir maior rigidez ao resultado final. O material primordial e essencial da cerâmica é a argila, que compõe sua estrutura, mas seu revestimento pode ser variado, tornando o seu aspecto exterior diferente de acordo com o produto almejado.

São geralmente mais pesadas do que a porcelana, tem maior porosidade e seu exterior pode ser pintado com óxidos e esmaltes.

Porcelana:

Com histórico mais recente, a porcelana surgiu no século XVIII, na China. Seu aspecto refinado se traduz pela maior delicadeza, sendo um material que não possui porosidade, ou seja, ela não absorve água ou resíduos de alimentos, possui aspecto transparente e vítreo.

O próprio processo de produção da porcelana é considerado mais “automático” e resulta em produtos de espessura fina e mais delicados. Mas mesmo com estas características, são mais resistentes pelo porcentual de quartzo presente em sua composição.

A porcelana também é composta por argila, mas possui uma menor porcentagem quando comparada às suas outras matérias-primas. Em uma divisão, a composição pode ser medida em: ¼ de feldspato, ¼ de quartzo, quase a metade de caulino e cerca de 10% de argila.

 

Depois destas diferenças, provavelmente alguns ainda estão se perguntando, e a louça? A louça não é um tipo de diferente de material, ela é o conjunto de peças de cerâmica ou porcelana.

E ai, tiramos todas as suas dúvidas? Se sobrou mais alguma, deixe um comentário que responderemos para você.

 

Referência: Bem bom Adriana

12 comments

  1. LILLIAN 28 dezembro, 2019 at 03:22 Responder

    Aparelho de jantar de porcelana pode ir a lava louças? Algumas marcas dizem que sim e outras não, então,gostaria do esclarecimento, por favor. Obrigada

    • Preçolandia 30 dezembro, 2019 at 12:08 Responder

      Olá, Lillian. Tudo bem?

      Peças muito delicadas não devem ir a lava-louças, pois podem sofrer desgastes por conta de chacoalho e dos jatos fortes de água quente misturados com sabão.

      As louças de porcelana são bastante delicadas. Algumas possuem decorações sobre esmalte, que podem ter seu desenho desgastado com a longa exposição a aparelhos como a lava-louças.
      Além disso, muitas porcelanas contêm filetes feitos de componentes metálicos (ouro, prata e, platina). Essas, principalmente, não podem ser introduzidas na lava-louças ou em outros aparelhos elétricos.

      Sempre recomendamos verificar a orientação com o fabricante, porém, caso não consiga obter essa informação, por precaução, sugerimos ter um cuidado especial com as peças de porcelana, lavando à mão, com esponja macia, para que o material e sua beleza sejam preservados.

      Ficamos à disposição!

  2. Willyan 2 julho, 2019 at 09:19 Responder

    Bom dia, a panela de alumínio com revestimento de cerâmica risca ? Tipo a de aluminio com teflon ? Ou posso lavar sem medp de riscar ? Obrigado

    • Preçolandia 2 julho, 2019 at 11:05 Responder

      Bom dia Willyan, como vai? As panelas de revestimento cerâmico demoram mais tempo para apresentar pequenos riscos. Já as de alumínio com teflon precisam ser manuseadas com cuidado, pois uma vez que riscam, podem soltar substâncias nocivas a saúde. O ideal é nunca utilizar palha de aço ou utensílios de metal nesse tipo de panela 😀

    • Preçolandia 26 outubro, 2018 at 11:16 Responder

      Bom dia Sandra, tudo bem? As panelas de porcelana podem ser submetidas à altas temperaturas, sem o risco de ficar com marcas de queimado embaixo. Com relação ao revestimento, elas não são antiaderentes, porém uma opção são as panelas com revestimento cerâmico. Elas não grudam os alimentos e permitem que você cozinhe usando muito menos óleo. 😀

    • Preçolandia 9 agosto, 2018 at 11:37 Responder

      Olá Eliane, bom dia. No caso das panelas feitas em alumínio e com revestimento interno de cerâmica, não há risco de quebrar. Agora, as panelas feitas totalmente em cerâmica são mais delicadas e podem quebrar caso caiam no chão.

  3. Ademir 9 maio, 2018 at 11:17 Responder

    Gostaria de saber caneca pra fazer espuma de barbear ,pra manter mais aquecimento é melhor cerâmica ou porcelana?

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *