Cozinha GourmetDicas

Como afiar tesoura de cozinha facilmente

Conheça algumas dicas de como afiar tesoura de cozinha de um jeito simples e rápido!

Quando precisamos abrir uma embalagem, cortar uma determinada massa de um jeito diferente ou fatiar algum tipo de carne, ela está sempre presente em nossa cozinha. Sim, estamos falando da tesoura, nossa grande aliada no dia a dia. Entretanto, você sabe como afiar tesoura de cozinha? Não? Então hoje vamos te ensinar algumas maneiras de manter esse utensílio sempre afiado e pronto para o uso!

Afiador de Facas e Chaira

O afiador de facas e a chaira, são mais comuns de serem usados para afiar facas, mas isso não o impede de ser muito útil para afiar tesouras. Tudo o que você vai precisar fazer, é passar a lâmina no afiador (como você faria com uma faca), no sentido da base até a ponta. Se encontrar dificuldade, você pode desparafusar aquele parafusinho no meio da tesoura e fazer o processo em cada um dos lados. Depois é só parafusar novamente.

Papel Alumínio

Trata-se de um método muito fácil e pode ser feito facilmente em casa. Tudo o que você vai precisar, é de uma folha de papel alumínio do tamanho de uma forma retangular. Com a folha em mãos, dobre-a de modo que ela fique grossa e com várias camadas. Agora, faça cortes na folha pegando toda a superfície da lâmina e veja se ela está ficando afiada. Caso seja necessário, dobre outra folha até recuperar o corte da tesoura.

Copo de Vidro

Sabe aquele copo de vidro velhinho que você não usa mais? Calma, não joga ele fora não! Ele é perfeito para afiar tesouras e deixá-las como novas. Tudo o que você precisa, é colocar a tesoura na boca dele e fazer movimentos como se quisesse cortá-lo de verdade (mas sem muita força hein) até perceber que o fio está afiado novamente. Se a tesoura ficar com resquícios de vidro, é só passar um paninho umedecido. Aliás, se você tiver um alfinete sobrando essa técnica do copo de vidro também funciona. Basta realizar o mesmo movimento 😉

Lixa

Por fim, se você tem um pedacinho de lixa de parede, também pode usá-la para afiar suas tesouras. Para fazer isso, repita o mesmo processo de corte das folhas de alumínio. Porém, nesse caso a lixa só afia um lado de cada vez, por isso você deve alternar.

E ai, você conhecia essas técnicas de como afiar tesoura? Agora vai ficar bem mais fácil manter esse utensílio tão importante sempre afiado e pronto para o uso!

Referências: Terra e Armarinhos Web

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *