cortar cabelo
Beleza e Bem estarCuidar e OrganizarDicas

Como cortar cabelo em casa? Veja como é fácil!

Cortar cabelo em casa? Tem gente que não se arrisca de jeito nenhum, mas com a Pandemia, muitos não estão aguentando o cabelão. Por isso, damos algumas dicas para desmistificar esse “bicho de sete cabeças”.

Cortar o cabelo em casa parece uma complicação e, para alguns, até maluquice, devido as chances de errar, literalmente, feio o corte, a franja ou o “pezinho” do cabelo.

Para piorar a situação, a Pandemia afastou muitas pessoas dos salões e dos barbeiros. Só que com a juba solta e agora esse calorão que vem com tudo, vale muito a pena aprender a se virar sozinho, ou seja, cortar cabelo em casa. Confira algumas dicas abaixo!

Utensílios necessários

Primeiramente, alguns acessórios são essenciais: espelho, tesoura, pente fino e para o final, um aspirador para deixar tudo limpinho. Para os homens, uma máquina de cortar cabelo é essencial. Não só para o cortar cabelo, mas caso prefira um “serviço completo”, alguns cortadores de cabelos como o Aparador de Pelos Multi Groom da Philco ou a Máquina de Cortar Cabelo Champion Cut da Cadence já acompanham tesoura além de outros apetrechos tanto para o corte como para aparar a barba, costeletas e pelos indesejados do nariz e orelhas.

Preparo

Antes de começar, deixe todos acessórios separados, ao seu alcance. Para que os cabelos não incomodem ou deem alergia em contato com a pele, você pode fazer como no salão. Não é preciso uma capa própria para cortar cabelo, uma toalha envolta ao pescoço e sobre os ombros já é suficiente. Para os homens com cabelos curtos, o corte pode acontecer a seco, mas para quem tem cabelos compridos, o ideal é cortar com as madeixas molhadas, pois assim as pontas ficam niveladas. Fique em frente a um espelho por todo o processo e, de preferência, evite distrações.

Corte

Hoje em dia, existem vários tutoriais de acordo com o corte de cabelo que deseja. Aqui vamos falar de maneira geral, pois alguns cortes exigem maior prática. A dica principal é sempre cortar na direção oposta ao crescimento do cabelo. Como a direção muda em partes diferentes da cabeça, caso tenha dúvida, passe os dedos entre os fios e perceba onde ocorre a contra-força.

Homens

Para os homens com cabelo curto, depois de pentear, reparta o cabelo em seções e então escolha um lado para começar, depois o outro na sequência, para lembrar exatamente como feito o lado. Em seguida o topo e como a parte de trás é mais difícil fazer sozinho, deixe por último.

Crédito: WikiHow

Laterais

Crédito: WikiHow

Capriche primeiro nas laterais passando a máquina devagar. O ideal é passar um pente de máquina mais curto na linha geral do corte e em volta das orelhas, onde os fios crescem mais rápido a ponto de saltar às orelhas. Um pente de máquina mais curto também é usado para um undercut (corte no qual a nuca e as laterais são raspadas com máquina de cortar cabelo e o topo mais alto).

Se o seu cabelo é comprido, com os fios úmidos e penteados, vá por partes. Levante a mecha e deslize os dedos (ou um pente fino) para longe da cabeça, até as pontas, deixando o que será cortado. Corte o cabelo que sobrar com a tesoura perpendicular ao pente ou dedos, olhando sempre no espelho e tomando muito cuidado para não se machucar. Faça isso por todo o cabelo.

Atrás

Para a parte de trás, use um segundo espelho, mas se não estiver tão seguro, peça ajuda para outra pessoa. Para garantir a nivelação, você também pode usar a palma de uma das mãos na horizontal atrás da cabeça, usando-a como guia, e deslize a máquina lentamente.

cortar cabeloTopo

Se o seu cabelo é comprido e você vai tirar as pontas, basta realizar o mesmo processo que fez para as laterais com a tesoura. Agora, se você prefere realizar o corte com a máquina, defina os tamanhos de pentes e passe devagar, utilizando um pente fino como guia.

Finalização

Finalize as costeletas e o pezinho com atenção e lentamente. Você pode usar um aparador de pelos ou mesmo a máquina de cortar cabelo. Siga a linha natural do cabelo e para as costeletas: se quiser longas, apare a partir do final das orelhas ou mais curtas, use a depressão da maça do rosto como base (coloque o dedo no osso para sentir) e apare a partir dela.

Mulheres

Bom, como os cabelos femininos possibilitam uma infinidade de cortes, que, inclusive, exigem maior habilidade, abordaremos os dois cortes mais comuns para você realizar sozinha e de modo confortável em casa. Afinal, quem vai com muita sede ao pote, pode se lambuzar.

Antes de tudo, se você estiver com o cabelo molhado, não se esqueça que a umidade deixa os fios pesados, com a impressão que o fio está maior. Quando ele secar, os fios sobem um pouco. Então, ao cortar com o cabelo molhado, calcule, no mínimo, 1 dedo a mais do nível que deseja passar a tesoura, ou seja, deixe o comprimento maior do que idealiza, pois as pontas vão se elevar quando o cabelo secar.

Franja

Um dos cortes mais comuns é a franja, aliás, é muito comum encontrar pessoas que fazem sua própria franja em casa. Ainda mais se você não pretende ir ao salão e já tem uma franja incomodando seu olhos. Primeiramente, separe a franja do restante do cabelo e umedeça essa parte. Caso o seu cabelo seja cacheado, o ideal é cortar a seco para garantir a altura desejada. Penteie a franja, junte a mecha e forme do topo em direção às sobrancelhas um formato de triângulo. Corte na altura preferida, lembrando que a franja tradicional é aquela na altura dos olhos, a franja média fica na altura do nariz e o franjão, entre a boca e o queixo.

Se ao separar a mecha em triângulo, você torcer as pontinhas antes de cortar, a franja ficará com aspecto repicado lateral. Caso queira a franja reta, basta passar a tesoura na horizontal junto ao rosto na altura desejada. Você pode usar um pente fino para alinhar e cortar com maior precisão.

Aparando as pontas

Agora, para aparar as pontas, vai depender do seu corte atual. Mas, independente do corte, penteie bem a cabeleira primeiro, removendo todos os embaraços.

Corte reto

Se o seu corte está reto, primeiro divida o cabelo em duas partes, jogando uma parte para frente e deixando outra para trás, como na ilustração abaixo. Depois, incline o pescoço até encostar o queixo no colo do peito e olhe para as pontas do cabelo que está a sua frente, imaginando uma linha horizontal na altura que deseja retirar. Posicione a tesoura e passe de um lado para o outro devagar. Pronto, você cortou a parte que separou para frente.

cortar cabelo

Crédito: Gil Tokio/Superinteressante

Para cortar a parte que ficou para trás, prenda a parte da frente no topo da cabeça e jogue a parte de trás para a frente, de forma dividida: uma parte de um lado e a outra do outro lado. Solte uma mecha presa, que já foi cortada, penteie a mecha e os fios que estão nas laterais e use a mecha que soltou do topo como referência de altura para cortar a parte que falta cortar.

Corte repicado ou em camadas

Se o seu cabelo está com esse tipo de corte, depois de pentear faça um rabo de cavalo na parte posterior da cabeça e jogue para frente para cortar as pontas na horizontal. Sim, para continuar o corte repicado, corta-se reto. Para não deixar  corte tão marcado e dar leveza aos fios, use só a ponta da tesoura para dar suave picotadas na beirada dos fios.

Esses são os cortes mais comuns tanto para os homens como para as mulheres. É claro que existem outros tipos de cortes, mas para quem está começando a cortar cabelo sozinho em casa, já é um grande passo e de grande valia. Uma boa forma de sentir mais seguro para cortar o próprio cabelo é começar aparando as pontas. Ah, e a prática é tudo. 😉

Para os homens, se você ainda não cortou o seu cabelo sozinho por falta de uma máquina, clique abaixo para escolher a melhor opção para você.

 

Encontre sua máquina de cortar cabelo aqui!

 

 

 

Referências: buzzcutguide; wikihow; superinteressante;

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *