adega
Cozinha GourmetGuia do Vinho

O que saber antes de comprar a sua adega

Na hora de escolher uma adega para ter em casa, é preciso ter alguns fatores em mente. Veja quais são eles!

Conservar os seus vinhos da maneira correta, garante não só que eles conservem o seu sabor, mas também outras características únicas, como a cor e o aroma que possuem. Guardar essas bebidas em uma adega é a melhor maneira de guardá-los. Entretanto, muitas pessoas tem dúvidas com relação ao que levar em conta antes de comprar a sua. Por isso, veja abaixo algumas dicas!

Tamanho e capacidade

Antes de comprar uma adega, é preciso ter em mente a quantidade de vinhos consumidos por mês e até mesmo por ano. Uma adega climatizada de baixa capacidade (4 a 8 garrafas) pode não ser uma boa ideia, caso pretenda comprar vinhos regularmente.

Se você estiver iniciando, procure se certificar de ter o espaço  suficiente em casa para ela e, de preferência um modelo que comporte um bom número de garrafas.

Tipos de vinhos

Alguns tipos de vinhos merecem cuidados especiais para não estragar. Nesse caso, contar com uma adega climatizada é muito importante para mantê-los na temperatura e condições de conservação ideais. Se possível, opte por modelos com ajuste de temperatura.

Decoração

Se você não é um consumidor ativo de vinhos ou não sente a necessidade de adquirir uma adega de grande capacidade, uma sugestão é optar por modelos menores. Muitos deles inclusive, podem ser usados com aspecto decorativo dentro de casa. O importante é que o local escolhido para colocá-la, seja longe da claridade da luz.

Temperatura

Modelos que contam com visores externos e botões para controlar a temperatura na parte externa, são ideais. Assim, você evita ter de abri-la constantemente e correr o risco de modificar ou estragar o vinho. Lembre-se que a temperatura ideal é de 13 a 16ºC, portanto escolher o modelo que mais se adequa ao ambiente da sua casa é importante. Se você não sabe a diferença entre os modelos de adega, veja aqui.

Acesso aos vinhos

Para ter fácil acesso, dê preferência por modelos com gavetas basculantes. Elas permitem que você escolha as garrafas, sem correr o risco de puxar e danificar o produto. Aliás, vale dizer que algumas contam com gavetas com formatos diferentes, contribuindo ainda mais para a evolução do vinho. Além disso existem garrafas maiores, que necessitam de mais espaço para serem armazenadas.

Agora você já conhece alguns dos principais fatores para pensar antes de comprar sua adega. Com o modelo certo, o sabor dos seus vinhos só tende a ficar cada vez melhor!

Referências: Revista Adega e Livro Guia Essencial do Vinho

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *