Cozinha BásicaCozinha GourmetDicasReceitas

Como fazer arroz soltinho em apenas 6 passos

Aprenda como fazer arroz soltinho em 6 passos super fáceis!

Arroz e feijão é a combinação perfeita que os brasileiros não abrem mão. Mas, apesar de parecer um prato simples, muitas pessoas sentem dificuldade em preparar um arroz soltinho e um feijão saboroso.

O feijão a gente já explicou como fazer um delicioso e rapidinho na panela de pressão neste post aqui, e agora vamos mostrar para vocês como fazer arroz soltinho em apenas 6 passos.

A medida da receita que vamos passar é de um copo tradicional de 350ml que é a quantidade de arroz para 3 pessoas, caso queira fazer uma receita maior ou menor, basta diminuir ou aumentar a quantidade dos ingredientes proporcional a quantidade desejada.

Antes de começar o preparo, separe os seguintes ingredientes:

1 copo de arroz
1 dente de alho amassado
1/4 de uma cebola média picada
3 copos de água filtrada
Sal a gosto
1 fio de azeite ou óleo (quantidade suficiente para untar a panela)

1° passo:

Pegue uma tigela e adicione a quantidade de arroz que deseja preparar, depois acrescente água para lavá-lo. A quantidade de água precisa ser 3 vezes maior que a quantidade de arroz para que todo o arroz fique imerso na água.

Agora com suas próprias mãos, esfregue bem o arroz até que a água fique esbranquiçada. Feito isto, jogue o arroz no escorredor de arroz para que a água esbranquiçada saia pelos furos do escorredor, na pia. Passe água corrente sobre este arroz e deixe descansando para que toda a água escorra.

2° passo:

Pegue a cebola e o alho, descasque-os e pique-os muito bem.

Em uma panela antiaderente, unte o fundo com um fio de azeite ou óleo e leve ao fogo médio. Acrescente o alho e a cebola picada e mexa até dourar.

3° passo:

Acrescente o arroz cuidadosamente na panela para não se queimar e misture  na cebola e no alho por aproximadamente 3 minutos.

4° passo:

Em seguida, adicione a água e dê uma leve mexida para soltar os grãos que podem ter grudado no fundo da panela. Acrescente uma pitada de sal e com a ajuda de uma colher experimente a água do arroz para certificar que a quantidade de sal tenha sido suficiente.

A partir deste momento não mexa mais o arroz.

Dica: Caso seu tempo seja curto e queira acelerar o tempo do cozimento do arroz, coloque a água para ferver enquanto descasca antes de colocar na panela.

5° passo:

Mantenha a panela sem tampa e deixe a água evaporar por completo, até que você não a veja mais sobre o arroz.

Muitas pessoas comentem o erro de adicionar mais água que o necessário, fazendo com que a água demore para evaporar e cozinhe o arroz por mais tempo, o que faz ele empapar. Portanto, é importante colocar a quantidade de água recomendada.

6° passo:

Depois que a água secar por completo, experimente e veja se os grãos estão macios. Caso necessário adicione um pouco mais de água e deixe evaporar.

Quando os grãos estiverem macios, desligue a panela e deixe descansar antes de servir.

Pronto, estes foram os 6 passos para fazer uma arroz soltinho. Agora é só servir e se deliciar!

 

Referência: Papo de Homem

 

 

 

 

 

3 comments

  1. Jonathan 16 janeiro, 2018 at 06:41 Responder

    Faz tempo que eu queria aprender a fazer arroz soltinho porque o meu nunca sai certo vou fazer tomará que eu consiga tenho um blog também olha aí

    grandesdelicias.wordpress.com

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *