O café irlandês é uma delícia, vale a pena conferir!

O café irlandês, também conhecido como Irish Coffe, é uma receita com base de café, whisky, açúcar e creme de leite. Trata-se de uma bebida quente e ideal para combater o frio.

A origem da bebida foi em 1942, no bar de um restaurante do aeroporto de Foynes na Irlanda. Segundo a lenda, em um dia chuvoso, um vôo teve que retornar ao aeroporto e todos seus passageiros ficaram esperando próximo ao embarque. O dono do restaurante com o intuito de animar as pessoas e esquentá-las, adicionou whisky ao café. Todos adoraram e foi dai que surgiu o tão famoso café irlandês.

Por mais que aparenta ser uma bebida complexa, ela é bem simples de fazer.

Veja como fazê-la a seguir:

1 xícara de café
25 ml de whisky irlandês
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
Creme de leite batido
Canela em pó ou raspas de chocolate (opcional para decorar)

O primeiro passo é escolher aonde você irá servir este café. A xícara certa para tomar café irlandês é a taça de vidro para café.

O segundo passo é fazer um café bem quente. O preparo do café pode ser do seu gosto, mas se quiser ver outras formas de fazer café, veja neste post aqui.

Escalde a taça, ou seja, coloque água quente na taça e deixe descansando por alguns minutos. Fazendo isso, o café se manterá quente por mais tempo dentro da taça.

Retire a água, coloque o açúcar, o whisky, e misture. Para desfrutar de um verdadeiro café irlandês é importante que o whisky seja irlandês e não escocês, já que apresentam diferenças quanto ao sabor.

Acrescente ¾ da xícara de café, deixando espaço para acrescentar o creme de leite. Mexa com uma colher pequena.

Para finalizar o delicioso café irlandês, coloque por cima o creme de leite, sem que ele se misture com o café. O creme de leite pode ser ligeiramente batido ou feito como chantilly (veja como fazer chantilly aqui). E se quiser decorar, salpique canela em pó ou raspas de chocolate.

Sirva quentinho para aquecer o corpo.

Vai arriscar fazer?

 

Referência: Um como e Turma do café

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *