Espeto de milho, abobrinha e tomate assados na churrasqueira
Guia do ChurrascoVegetarianas e Veganas

Saiba como fazer um churrasco vegetariano repleto de sabor e texturas

Ao contrário do que muitos pensam, o churrasco vegetariano também é uma experiência gastronômica supercompleta. Confira uma série de dicas para montar o seu!

Churrasco é sinônimo de comida farta e muita descontração. A técnica de assar alimentos perto do fogo geralmente é associada às carnes, mas um churrasco vegetariano pode surpreender pelos sabores diferentes.

Certamente o mais importante é deixar a criatividade aflorar e se aventurar no desafio de montar uma refeição que atenda ao seu paladar e ao dos convidados. Por isso, selecionamos instruções valiosas para te ajudar nessa empreitada. Veja abaixo:

O que assar?

Com certeza a primeira coisa que vem à sua cabeça quando você pensa em um churrasco vegetariano é “o que vou preparar?”. É claro que os legumes são peças-chave nesse contexto.

Milho, tomate, aspargos, abobrinha e berinjela são ótimos exemplos de vegetais que funcionam bem para compor espetos. Outro ponto alto é que eles também podem ser consumidos pelos veganos.

Outras opções interessantes para incrementar seus espetos são os cogumelos. Os de tipo Portobello e Paris são maiores e podem ser colocados para assar tanto inteiros como cortados.

Os queijos também são um show à parte. É difícil quem resista a um espetinho delicioso de queijo coalho ou provolone.

Os palmitos são outra possibilidade saborosa para preparar no churrasco. O de Pupunha, por exemplo, pode ser temperado com manteiga e ervas e levado para o fogo embrulhado em papel alumínio.

Ingredientes populares na culinária asiática, como o seitan e o tofu, também podem ser temperados e assados na brasa.

As linguiças e os hambúrgueres plant-based são outra alternativa interessante para preparar em sua churrasqueira e podem agradar os que gostam das texturas mais convencionais.

E quais os acompanhamentos do churrasco vegetariano?

As saladas sempre são uma opção de acompanhamento interessante. Foto: Shutterstock

Os acompanhamentos são uma parte importante do churrasco e também devem ser pensados na versão vegetariana do evento. Aqui, as opções mais tradicionais podem funcionar. Preparar um vinagrete, uma farofa temperada com legumes e comprar pães pode já resolver sua vida nesse aspecto.

Molhos, como o de alho, pode ser aliados para acompanhar seus vegetais assados. Mas se a vontade for de fazer algo mais incrementado, um escabeche de berinjela ou abobrinha e uma salada inusitada podem ser boas pedidas.

Caso queira ir além, é possível preparar acompanhamentos mais elaborados. Se esse for seu caso, saiba que um pimentão recheado com creme de queijo assado na churrasqueira pode fazer bastante sucesso em sua mesa.

Como temperar?

Um segredo para agregar ainda mais sabor aos preparos do seu churrasco vegetariano é caprichar no tempero. Além do tradicional sal, é possível utilizar ingredientes como azeite e pimentas para incrementar.

Outra opção é incorporar elementos especiais como mel, manteiga, gengibre em pó, páprica doce ou defumada e canela em pó para agregar gostinhos diferentes. Ervas como manjericão, orégano e tomilho também podem ser utilizadas.

Vai uma sobremesa?

O abacaxi fica supersaboroso quando assado na churrasqueira. Foto: Shutterstock

Um docinho sempre vai bem depois do almoço ou jantar e não é diferente quando se trata de churrasco. Aqui, as frutas são opções interessantes para levar à grelha.

O abacaxi é um exemplo clássico de fruta que fica ainda mais gostosa tostada no fogo. Além disso, ele harmoniza muito bem com a canela em pó. A maçã é outra fruta que pode ser preparada na churrasqueira e se combinada com mel ainda fica caramelizada.

Se quiser ousar, é possível também assar bananas. Assadas com a casca, a polpa quentinha pode ser retirada e combinada com açúcar, canela e sorvete.

Churrasqueira elétrica ou convencional?

Os alimentos do churrasco vegetariano podem ser preparados tanto em churrasqueiras convencionais, como nas elétricas. A escolha deve ser feita em função do local onde a churrasqueira será utilizada e do desejo ou não de fumaça ao preparar os alimentos.

A grande diferença entre os dois tipos é que os modelos elétricos não fazem tanta fumaça e para acender é só ligar à tomada. Já os modelos convencionas precisam de carvão para serem acesos e fazem a fumaça típica do churrasco, mas que também agrega um ótimo sabor aos alimentos.

O preparo do churrasco vegetariano pode ser feito de forma simples e garante sabores para lá de especiais. O prato também é uma ótima opção para celebrar momentos bons em família e com os amigos. Clique no botão abaixo e veja utensílios para deixar seu churrasco mais prático!

Itens para um churrasco de sucesso

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *