
Costela Assada: veja como fazer na churrasqueira
Preparar uma costela assada é mais fácil do que você imagina. Veja como fazer na churrasqueira!
Se você é daqueles que gosta de um bom churrasco, sabe que a costela assada é um tipo de carne que não pode faltar. Seu sabor é marcante e quando ela é feita da maneira correta, fica simplesmente irresistível!
Muita gente acha que o preparo é difícil demais e esse é justamente o primeiro erro. Por isso, veja como é fácil fazer uma deliciosa costela assada na churrasqueira.
Escolha a carne certa
Antes de tudo, é recomendado que você use a costela minga (também chamada de ponta de agulha), que possui uma mistura legal entre carne e gordura. Essa peça costuma pesar em torno de 15kg, mas você pode optar por comprar pedaços menores e pedir para o seu açougueiro cortar ao seu gosto.
Temperando a costela
O único tempero que você vai precisar aqui, é o sal grosso grande. Primeiramente, faça pequenos cortes na parte da gordura, tanto em cima como embaixo. Isso vai ajudar o sal a penetrar melhor dentro da carne e ainda deixa ela mais crocante.
Coloque o sal por toda a superfície da carne e aperte bem. Vire e repita o processo. Deixe a costela próxima a churrasqueira já acesa, para que o sal comece a penetrar aos poucos.
Hora de assar!
Quando ver que o sal já penetrou por completo (isso deve demorar no máximo 20 minutos), coloque a costela para assar na churrasqueira. Lembre-se que a costela é uma peça grande, por isso é preciso ter um pouquinho de paciência.
É importante que você asse em fogo médio, na parte mais alta da churrasqueira. De início, coloque-a na grelha com a parte dos ossos viradas para baixo e deixe de 4 a 5 horas. Passado esse tempo, os ossos já vão começar a aparecer mais e é aí o momento de virar novamente. Deixe por mais 1 hora.
Pronto, sua costela assada já está pronta. Huum, já fiquei com fome e você? Se preferir, pode servi-la com uma farofa ou com um delicioso pão de alho. Fica uma delícia!
Referência: Guia do churrasco
Vou experimentar,depois retorno.
Oi, José. Tudo bem?
É isso aí. Conte pra gente se gostou depois. 😉
Até!