Se divirta fazendo massa de pizza caseira!

Quer se aventurar na cozinha e fazer a sua própria pizza? Confira a seguir uma deliciosa receita de massa de pizza caseira. Ela é coringa e se adapta a todos os tipos de recheios.

Você vai precisar de:

6 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 740 g)
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (20 g)
2 colheres (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
2 1/2 xícaras (chá) de água morna
1/4 xícara (chá) de azeite
Farinha de trigo para polvilhar a bancada
Azeite para untar a tigela

Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Acrescente a água morna (coloque o dedo na água para sentir a temperatura, se for suportável, está na temperatura ideal) e, com uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar, cerca de 5 minutos.

Enquanto isso, em uma tigela, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro.

Separe outra tigela ou recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite. A tigela precisa ter espaço suficiente para a massa crescer bastante.

Assim que o fermento espumar, despeje a mistura no centro da tigela com a farinha e adicione ¼ de xícara (chá) de azeite. Misture, com uma espátula, apenas para incorporar.

Agora é preciso sovar a massa por 15 minutos. Você pode sovar a massa na batedeira, mas ela precisa ter o gancho próprio para sovar massas, ou na mão.

Na batedeira, comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos, aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa. A massa vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira.

E na mão, misture bem a massa dentro da tigela até que ela fique mais firme. Despeje a massa em uma bancada não enfarinhada, segure uma ponta da massa com uma mão e estique-a na bancada com a base da outra mão. Dobre a massa sobre si mesma, de volta ao ponto inicial. Vire a massa em 90º e comece novamente. Repita o processo por 10 a 15 minutos até obter uma massa lisa e elástica.
Se a massa começar se romper durante o processo, faça uma bola e deixe-a descansar por alguns minutos.

Com as pontas dos dedos ou uma espátula, transfira a massa para o recipiente untado com azeite. Cubra com papel filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.

Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, pré-aqueça o forno a 250º C. Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início, caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico.

Polvilhe uma bancada lisa com farinha, transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca), divida-a em 4 porções. Ajeite as porções fazendo uma bola.

Antes de abrir a massa, separe, e se necessário corte, todos os ingredientes que você vai rechear a sua pizza.

Pegue uma das porções e cubra as restantes com um pano de prato para não ressecar.

Com o rolo de massas, prensa a massa fazendo um x e em cada “gominho” da massa, passe o rolo. Desta maneira, a sua massa de pizza manterá o formato redondo.

Transfira o disco de massa para a assadeira. Para ela não quebrar, dobre-a em quatro, transfira para a assadeira e desdobre-a.

Recheie a pizza, comece pelo molho de tomate e em seguida pelos ingredientes de sua preferência. Não exagere no recheio, pois a pizza pode não assar direito. Lembre-se de deixar a bordinha da pizza sem recheio para ela poder crescer.

Coloque a pizza no forno por 15 minutos, ou 10 minutos em temperatura alta e mais 2 minutos na opção grill.

A massa pode ser guardada na geladeira por 3 dias ou no congelador por 1 mês. Embale individualmente as porções com filme para armazenar. Se a massa estiver no congelador, deixe descongelar em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar; e se estiver na geladeira, deixe em temperatura ambiente por 30 minutos antes de usar.

Vai arriscar?

 

Referência: Gnt

1 comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *