Aprenda como fazer pao de castanha do para
Cozinha GourmetPãesReceitas

Aprenda como fazer pão de castanha-do-pará

Delicioso, macio e saudável. Veja como fazer pão de castanha-do-pará de um jeito simples e rápido!

É muito difícil encontrar alguém que não goste de um pãozinho no café da manhã, fala a verdade? Pois é, são tantos tipos, com sabores tão únicos que fica até difícil escolher um. Nós já ensinamos aqui no blog como fazer pão caseiro supersaboroso. Entretanto, hoje você vai aprender uma deliciosa receita de pão de castanha-do-pará. Ele fica simplesmente perfeito!

Antes de tudo, você vai precisar de:

  • 500 g de farinha de trigo;
  • 360 ml de água morna;
  • 10 g de sal;
  • 15 g de fermento biológico fresco;
  • 70 g de castanha-do-pará;
  • 70 g de uva-passa.

Como fazer pão de castanha-do-pará

Primeiramente, corte as castanhas, misture com as uvas-passas e reserve. Em uma tigela grande, adicione a água morna e o fermento, juntamente com o sal e a farinha de trigo. Misture com uma colher de silicone por 5 minutos e, em seguida, com a mão (tente aproveitar toda a farinha que ficar nas laterais). Deixe descansar na tigela por aproximadamente 30 minutos.

Passado esse tempo, acrescente as castanhas-do-pará e as uvas passas. Sove com a massa com a mão em uma bancada levemente enfarinhada. Cubra com um pano e deixe crescer por cerca de 1 hora, até dobrar de tamanho. Despeje a massa novamente em uma bancada enfarinhada e amasse um pouco para soltar o ar de dentro.

Hora de modelar o pão no formato Batard. Para fazer isso, estique a massa, de modo que ela fique com um formato circular. Agora, imagine que ela está dividida em quatro partes. Leve a ponta da extremidade direita e esquerda até o centro.

Você vai ver que se formou uma pontinha (como uma dobradura para fazer um aviãozinho de papel). Dobre essa ponta, levando-a ao meio também. Repita o mesmo procedimento para a parte de baixo da massa e finalize dobrando ao meio. Salpique um pouco de farinha e faça alguns cortes diagonais na massa.

Por fim, coloque a massa em uma assadeira untada com um pouco de manteiga e leve ao forno preaquecido em temperatura alta. Espere assar de 30 a 40 minutos, até ficar bem douradinho. Pronto, agora é só servir enquanto está quentinho ou guardar em um porta-pão para o café da manhã do dia seguinte. Gostou dessa receita? Então faz e conta pra gente se não fica uma delícia! 😉

 

Veja opções de porta pão aqui!

 

 

Referências: Guloso e Saudável e Amo Pão Caseiro

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *