Cozinha GourmetGuia do café

Como fazer um café expresso perfeito

Passo a passo de como preparar um perfeito café expresso!

O café expresso é uma bebida preparada através da passagem de água muito quente, mas não fervente, sob alta pressão pelo café moído.

Segundo baristas, um bom expresso é aquele tirado com 7 a 9 g de pó compactado com força de 15 a 20 kg e água a mais ou menos 90º C, durante 20 a 30 segundos. O tempo é crucial para que o pó não seja extraído além ou aquém do desejado.

Também, a qualidade do café é influenciada através do preparo. Por isso, separamos algumas dicas de como fazer um café expresso perfeito:

  1. Escolha um café de qualidade.
  2. Ligue a cafeteira expressa um pouco antes do preparo para aquecê-la.
  3. Use sempre água filtrada.
  4. Moa o café na hora com um moedor de café elétrico ou manual.
  5. Coloque o pó no porta filtro e nivele com o dedo.
  6. Compacte o café com o prensador.
  7. Limpe as laterais do porta filtro com um pincel (se não tiver, limpe com o dedo).
  8. Libere um pouco da água da máquina antes do preparo, pois esta primeira água está mais quente do que precisamos e também servirá para higienizar a máquina.
  9. Libere mais um pouco da água, mas agora dentro da xícara para aquecê-la. Com a xícara aquecida o café permanece quente por mais tempo.
  10. Encaixe o porta filtro.
  11. Coloque a xícara de café.
  12. E extrair o café expresso.

Após o preparo do café, é importante limpar muito bem a máquina. Libere água para limpar aonde o porta filtro é encaixado e passe um pano limpo. Você também pode utilizar uma escova de dente nova para limpar os cantinhos mais difíceis de serem alcançados.

Com estas dicas o seu café expresso ficará exatamente igual, ou melhor, que as cafeterias. E você também pode aproveitar as dicas para fazer outras bebidas a base de café, como cappuccino e café latte.

Uma delícia!

1 comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *