Acessórios para cozinhaCozinha Gourmet

Dicas de como instalar um cooktop a gás

Não tem segredo e é muito fácil. Veja como instalar um cooktop a gás você mesmo!

Atualmente, existem eletrodomésticos que deixam sua cozinha muito mais moderna. O cooktop chegou com a intenção de agregar ainda mais beleza a esse ambiente. Se você está pensando em adquirir um cooktop a gás, veja como sua instalação é simples e não levará mais do que alguns minutos.

Bancada

Primeiramente, é muito importante sempre se certificar de que o material da bancada em que ele será instalado, é resistente o suficiente. Elas podem ser de mármore, granito e até mesmo de madeira. Além disso, ao comprá-la você pode pedir que já seja feito o corte na medida do cooktop escolhido.

Colocando o fogão

O cooktop vem com uma fita adesiva, que deve ser colada na parte de baixo dele. Ela tem como principal função, selar o espaço entre o o aparelho e a bancada. Além disso, ela também o protege, evitando a entrada de água e poeira. Cole a fita de uma ponta até a outra, em todos os lados do fogão.

Após isso, coloque o fogão dentro do espaço da bancada, bem devagar.

Instalando o gás

Para fazer a instalação do gás, você vai precisar de uma mangueira trançada, com um regulador (aquela válvula que controla a entrada e saída do gás)  incluso junto com ela. Esteja sempre atento a validade dela e se possui a certificação do Inmetro.

Na parte debaixo da bancada, coloque uma das pontas da mangueira no bico do cooktop e coloque a braçadeira (ela vai prender a mangueira e proteger contra vazamentos de gás). Aperte bem. Na outra extremidade da mangueira, coloque o clique no botijão de gás e rosqueie até ficar bem presa.

É preciso verificar se há vazamento de gás, por isso coloque um pouco de detergente líquido em uma esponja e aperte até fazer espuma. Passe um pouco dessa espuma nas duas pontas da mangueira. Como resultado disso, se não houver bolhas está tudo ok e o cooktop já está pronto para ser usado. Caso haja, retire a mangueira, coloque e aperte novamente, até que não haja nenhum vazamento.

Viu como é fácil? Agora que você já sabe como instalar um cooktop, já pode ir pensando em receitas deliciosas para estreá-lo!

Referência: Faça Você Mesmo

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *