Cuidar e OrganizarLavanderia

Ferro elétrico: veja como limpar

Pouca gente sabe, mas o ferro elétrico precisa de alguns cuidados. Veja quais são!

Imagina que você está prestes a passar uma roupa limpinha e, bem nessa hora, o ferro elétrico suja ou gruda na sua roupa. Horrível né? Por isso, alguns cuidados com esse utensílio são essenciais.

É bem provável que você já tenha ouvido algum daqueles truques caseiros para limpá-lo, como usar cera de vela e palha de aço. Talvez essa não seja a melhor opção, pois além de não ser muito eficaz, também pode danificar a chapa do aparelho.

Antes de tudo, é preciso checar de qual material a base é feita. Existem modelos com chapas antiaderentes, de durilium e cerâmica (verifique no manual, pois a limpeza pode variar dependendo do material).

Como limpar a base

Coloque água no reservatório e ligue o ferro na tomada. Acione a opção de autolimpeza, pois isso fará com que ele escorra a sujeira da parte interna pela base.

Depois de aproximadamente 1 minuto, desligue o ferro. Umedeça um pano ou uma esponja com vinagre e passe por toda a base. O vinagre pode ser substituído por detergente neutro, caso prefira.

Como limpar o reservatório

Aqui, tudo o que você vai precisar é de água e vinagre branco. Coloque ¼ de vinagre dentro do reservatório e ligue o ferro na temperatura máxima. Deixe o vapor sair até que não reste mais vinagre dentro.

Agora, coloque água no reservatório e repita o processo mais uma vez. Para a limpeza interior, basta realizar esse processo, por isso não utilize produtos abrasivos.

É recomendável fazer essa limpeza diariamente, pois quanto mais sujeira impregnar dentro do aparelho, mais difícil fica de sair depois. Caso algum tecido derretido fique preso no ferro, coloque a base em uma superfície bem rasinha com água gelada e deixe de 1 a 2 minutos. Isso vai ajudar bastante a remoção dos resíduos.

Viu como é simples limpar o ferro elétrico? Com essas dicas, você mantém a vida útil do aparelho por muito mais tempo!

Referência: Dr. Lava Tudo

2 comments

  1. Mirian Andrade dos Santos 18 março, 2022 at 10:56 Responder

    Sua Mirian tem uma lavanderia a domicílio tenho cliente suficiente para manter as minhas necessidades e gosto muito de conhecer várias técnicas e adorei o que de vocês passaram

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *