Cozinha GourmetGuia do café

Como preparar café na cafeteira italiana

Preparar café ficou ainda mais fácil com a cafeteira italiana.

A cafeteira moka, também conhecida como cafeteira italiana, trata-se de uma cafeteira à pressão, que elabora o café por meio de vapor de água. O resultado é um maravilhoso café de gosto acentuado e aroma que invade a casa.

A cafeteira italiana pode ser encontrada em vários tamanhos, desde a pequena que prepara um café, até a maior, com a capacidade de preparo para até 18 cafés de 50 ml.

Muito popular na Europa, quem gosta dessa cafeteira não abre mão de utilizá-la para fazer o seu café. Para quem acha que usar a cafeteira italiana é um bicho de sete cabeças, nós vamos ensinar o passo a passo de como usar essa cafeteira para fazer um delicioso café.

Para fazer:

  1. Desenrosque a cafeteira no sentido anti-horário, retirando o funil da caldeira e toda a parte de cima dela. Preencha a caldeira com água filtrada até chegar à altura da válvula segurança (o volume de água não deve ultrapassar a válvula).
  1. Preencha o funil com o pó de café moído de sua escolha (prefira o pó moído mais grosso) e volte a encaixá-lo na caldeira, voltando a montar a cafeteira, enroscando-a no sentido horário, voltando ao estado original.
  1. Coloque a cafeteira diretamente na boca do fogo de seu fogão, deixe que a água ferva até o ponto de ebulição, formando vapor na parte inferior. Esse processo deve ser feito em fogo baixo.
  1. Quando a água começar a ferver, o aumento da pressão fará com que a água atravesse o funil, passando pelo café moído e chegando até o recolhedor, na parte superior da cafeteira, onde estará pronto o seu café.
  1. Uma dica de preparo é colocar algumas gotas de água fria dentro do recolhedor (além da água que você coloca na caldeira para ferver). Esse pequeno truque fará com que a água não suba muito quente até o recolhedor, evitando que queime o café.

 

Além do café ficar gostoso, esta cafeteira é pratica e dispensa o uso do filtro de papel.

Se você experimentar, vai se apaixonar!

 

Referência: Louco do Café

2 comments

  1. Eda Superbi Rufino 19 dezembro, 2019 at 23:17 Responder

    Boa noite! A borracha de vedação costuma agarrar,como faço pra q isso não aconteça? Sempre tenho q comprar a borracha de vedação da cafeteira .

    Era Superbi

    • Preçolandia 20 dezembro, 2019 at 16:36 Responder

      Olá, Eda. Tudo bem?

      A borracha de vedação, colocada em volta ao filtro, tem papel super importante no funcionamento da cafeteira Italiana. É responsável por separar o filtro do funil e deve ficar bem justinha mesmo nesse local.
      Inclusive, é aconselhável que as borrachas sejam originais da marca, pois possuem o diâmetro correto, de acordo com o modelo da cafeteira.
      Além disso, a única manutenção recomendada desse tipo de cafeteira, é justamente, a borracha de vedação, ou anel de borracha, devendo ocorrer sua troca a cada seis meses ou um ano, dependendo da frequência com que se usa e da sua conservação, pois é preciso sempre mantê-la bem seca.

      Esperamos ter ajudado! 😉

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *