Cozinha GourmetMassas e RisotosReceitas

Como preparar uma Fougasse de Azeitona Preta

A Fougasse de Azeitona Preta é uma delícia e não tem segredos para preparar!

A culinária francesa vem ganhando cada vez mais espaço nos restaurantes. Com ingredientes super saborosos e receitas que fogem do convencional,  a fougasse de azeitona preta se destaca, não só pelo sabor, mas também pela facilidade no preparo. Ficou com vontade de aprender? Então veja abaixo como fazer!

Primeiramente, você vai precisar de:

  • 2 ½ taças de farinha para pão;

  • 1 colher de sopa de fermento em pó;

  • 2 colheres de chá de açúcar;

  • 1 colher de chá de sal;

  • ½ taça de leite morno;

  • ½ taça de água;

  • ¼ taça + 1 colher de sopa de azeite;

  • 1/3 taça de azeitonas.

Como preparar a fougasse de azeitona preta

Antes de tudo, retire o caroço das azeitonas com um descaroçador e corte-as em rodelinhas. Para a massa, junte a farinha, o fermento, o açúcar e o sal em um processador. Em seguida, adicione o leite, a água, ¼ do azeite e bata até a massa ficar lisa e com uma consistência elástica. Feito isso, forme uma bola.

Unte uma assadeira de vidro grande com uma colher de sopa de azeite e um pouco de farinha. Cubra essa assadeira com um pano úmido e deixe por 1 hora. Agora com um rolo, amasse a massa sobre uma superfície com farinha, até obter um formato retangular. Dobre cada uma das pontas até o meio dela, amasse mais um pouquinho e polvilhe com as azeitonas.

Coloque a massa sobre a assadeira e faça alguns cortes no sentido da diagonal dela (você também pode fazer desenhar, se preferir). Leve ao forno preaquecido em 180 ºC e deixe assar por 15 a 20 minutos. Pronto, agora é só retirar e servir sua deliciosa fougasse de azeitona preta.

Aliás, se você quiser, também pode despejar um pouquinho de molho pesto de azeitona (já ensinamos como fazer aqui no blog), fica uma delícia!

Referência: A Nossa Vida

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *