Cozinha GourmetDicasGuia do Vinho

Como preparar uma noite de queijos e vinhos

Vai receber amigos em casa? Organizar uma noite de queijos e vinhos é mais fácil do que você imagina. Veja como!

Preparar uma noite de queijos e vinhos, pode ser uma ótima alternativa para receber amigos em casa de forma descontraída. Isso porque a união desses dois elementos é deliciosa e combina muito bem. Por isso, se você está em dúvida sobre como organizar uma, veja abaixo como é fácil!

Quais queijos e vinhos servir?

É importante lembrar que cada tipo de vinho, requer um queijo diferente. O recomendado é servir de 4 a 6 tipos diferentes de queijo. Por exemplo, os queijos curados duros (parmesão, emmental, gruyère, provolone) harmonizam muito bem com vinhos brancos e rosés encorpados.

Já os queijos semi cozidos (gouda, prato, mussarela), são perfeitos para servir com espumantes de médio corpo e vinhos tinto. Queijos frescos (minas, ricota, cottage) vão bem com vinhos brancos secos. Por fim, os queijos azuis (gorgonzola, roquefort) podem ser harmonizados com vinhos doces.

Aliás, é sempre bom lembrar que armazenar os seus vinhos da forma correta, garante que eles conservem seu aroma e sabor por muito mais tempo, por isso se puder contar com uma adega, melhor ainda. Existem modelos inclusive, que são compactos e contam com ajuste de temperatura ideal.

Quantidade por pessoa

Nesse tipo de reunião, além dos vinhos, também são servidos pães, patês, frios e frutas. Portanto, entender a quantidade ideal para cada pessoa, é essencial para que seus convidados possam desfrutar de tudo um pouco e elogiem sua recepção.

De início, o ideal é que você calcule uma média de 250 g de queijo, 150 g de pães e 1 garrafa de vinho para cada duas pessoas, no mínimo.

Caldos leves

Alguns tipos de caldos leves também podem compor a sua mesa, principalmente se o clima estiver um pouco mais friozinho. O caldo de legumes, de frango com milho e o caldo verde são opções leves e que não roubam o sabor dos vinhos enquanto são degustados.

Como se trata de um momento mais descontraído, você pode disponibilizar bowls para que se sirvam. Uma dica é contar com um réchaud, assim você mantém o caldo sempre quentinho para que os seus convidados possam repetir, caso queiram.

Escolhendo os acompanhamentos

Antes de tudo, se certifique de que os acompanhamentos estejam servidos de uma maneira intuitiva, onde os convidados possam circular facilmente pela mesa para se servir. Nas extremidades da mesa inclua os pães (baguette, pão italiano, pão integral, pão caseiro) e torradas.

Você também pode optar por patês. Uma sugestão é escolher dois ou três sabores, como tomate seco, ervas finas e azeitona, por exemplo. Frutas também são ótimos acompanhamentos e podem deixar a decoração da sua mesa ainda mais bonita. Só é preciso tomar cuidado para não retirarem o aroma do vinho que será servido.

Quanto aos frios, não é obrigatório servir uma tábua de vinhos, porém ela pode ajudar a complementar ainda mais a sua mesa. Salame, presunto tipo parma e lombinho, são alguns exemplos que podem ser servidos com palitinhos de petisco.

 

Receber seus convidados para uma noite de queijos e vinhos vai ficar muito agradável, não é mesmo? Seguindo esses passos, você vai tornar esse momento especial e inesquecível para seus convidados!

 

Compre palitos de petisco aqui!

 

Referências: Esposas Online, Vinho Blog e Vida de Casada

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *