Caiu vinho tinto no seu sofá? Não se preocupe, veja como tirar mancha do sofá.

O sofá é uma das partes mais importantes na sala, além de ser um ícone da decoração, é o lugar onde todos sentam e se reúnem para conversar e descansar.

Por este motivo, alguns acidentes como derramar vinho ou dedos gordurosos de comida, podem manchar o seu sofá. E convenhamos, basta apenas uma reunião entre amigos para o seu sofá receber uma manchinha nova, não é mesmo?

Para que o seu sofá não fique com esta mancha para sempre, vamos mostrar alguns jeitos de remove-las. A primeira coisa, é remover a mancha o mais rápido possível para que o resultado seja melhor. Se a mancha secar, ficará mais difícil de remove-la.

Como existem diversos matérias para sofá e não queremos que o sofá estrague ao tentar limpar a mancha, veja como limpar em cada um:

Sofá de tecido, linho e veludo:

Misture um litro de água morna para 1/4 de vinagre branco. Umedeça um pano limpo nesta mistura e passe no sofá. Se houver manchas mais difíceis de remover, repita o processo com uma esponja mais embebida nesta solução e passe um pano seco após, deixando secar naturalmente.

Sofá de couro:

No caso dos sofás de couro, napa ou courino, a orientação é passar apenas um pano úmido com uma solução de água e detergente neutro.

Sofá de camurça:

Para tecidos de camurça é aconselhável passar somente um pano umedecido em água e detergente neutro para retirar a sujeira. Se qualquer líquido cair sobre o tecido o ideal é seca-lo imediatamente.

Mas também, há algumas manchas mais difíceis de serem removidas. Por exemplo, mancha de vinho ou café, use um papel toalha para absorver o máximo possível do líquido derramado e jogue um pouco de água com gás ou tônica sobre a mancha para borbulhar e subir à superfície. Então, limpe novamente com o papel toalha, evitando esfregar. Repita se necessário.

Para mancha de caneta, umedeça uma esponja no vinagre de álcool branco e aplique sobre o risco de caneta esfregando com a parte macia da esponja até que a mancha saia.

E mancha de gordura, utilize água e sabão neutro (1 copo de água morna por 1/4 de detergente neutro), forme uma espuma desta mistura e passe com uma esponja na mancha, deixe agir por 15 minutos, retire com um pano ou papel toalha, sempre de fora para dentro, e passe um pano seco para secar.

Além destas técnicas caseiras, existem algumas formas para evitar que o seu sofá suje, como por exemplo, usar uma capa para sofá ou impermeabiliza-lo, que neste caso precisa ser contratado uma empresa especializada.

Referência: Dicas de mulher

2 comments

  1. VALERIA 15 setembro, 2019 at 22:20 Responder

    Meu sofá é suede. O vinho tinto caiu e secou. Fiz algumas tentativas vistas no Google, mas a mancha não saiu. Tenho o vanish KARPEX indicado para limpar carpetes e tapete. Posso utilizá-lo?

    • Preçolandia 24 setembro, 2019 at 12:04 Responder

      Bom dia Valeria, tudo bem? Então, para o sofá suede o ideal é que a limpeza seja realizada com um pouquinho de detergente neutro ou um pouquinho de vinagre em um pano umedecido. Infelizmente não posso dizer se o produto que você mencionou realmente funciona, mas sempre vale a tentativa. Depois fala pra gente se deu certo? Um abraço! 😀

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *