Dia da Mulher
Uncategorized

Vem conhecer mais sobre o Dia internacional da mulher

Descubra um pouco mais sobre o Dia Internacional da Mulher e como essa data é de enorme importância para a sociedade!

Muitas pessoas costumam se lembrar do Dia Internacional da Mulher, porém não sabem o real significado que ele traz consigo. Ao contrário de outras datas comerciais, o Dia da Mulher é considerado um marco na luta pela igualdade de direitos entre as mulheres. Quer conhecer um pouco mais sobre a história desse dia tão importante? Então veja abaixo!

A origem do Dia Internacional da mulher

No Brasil, é comum relacionar a origem com a data ao incêndio ocorrido em uma fábrica de roupas em 25 de março de 1911, onde 146 trabalhadores foram vitimados, sendo 21 homens e 125 mulheres. Entretanto, o mais certo é que ela tenha surgido no período da Revolução Russa.

No dia 08 de março de 1917, cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida (destacam-se as longas jornadas de trabalho e os baixos salários que recebiam). Esse evento, que deu origem a data, ficou conhecido com “Pão e Paz”, uma vez que as manifestantes também lutavam contra a fome e a primeira guerra mundial (1914-1918). No ano de 1975, a ONU oficializa o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

mulheres russas

Operárias Russas em protesto por melhores condições de trabalho (Créditos da Imagem: ujs.org.br)

O Dia da Mulher atualmente

Trata-se de um dia de grande importância histórica, principalmente porque provoca o debate sobre um problema que até hoje não foi resolvido: a desigualdade de gênero. Atualmente, todos os anos são promovidas passeatas, manifestações e diversas assembleias com a finalidade de discutir o que pode ser melhorado na luta pela igualdade dos direitos das mulheres.

direitos iguais

(Créditos da Imagem: Notícias e Negócios)

Por mais que a luta seja constante, é possível ser otimista com relação à igualdade dos direitos entre homens e mulheres. Afinal, as empresas cada vez mais apostam na qualificação de seus funcionários, valorizando-os pela sua capacidade e não pelo gênero. É tempo de reconhecer que o lugar da mulher, é onde ela quiser! 😉

A Preçolandia deseja a todas as mulheres, um Feliz Dia da Mulher!

 

Referências: Toda Matéria, Nações Unidas, BBC e Folha

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *