benefícios do chá
ChásCozinha GourmetReceitas

Conheça os alguns dos benefícios do chá

Aliviar o estresse, melhorar a flora intestinal e ajudar a dar energia. Conheça alguns dos benefícios do chá!

Seja ele quente, frio, com ervas ou folhas, o chá é um excelente companheiro para ler um bom livro ou para ajudar a melhorar as noites de sono. Por muitos anos, essa bebida vem sendo cada vez mais consumida, principalmente pelas vantagens que proporciona para a nossa saúde. Dentre os benefícios do chá, alguns se destacam. Conheça quais são eles!

Efeito tranquilizante

Em uma sociedade tão corrida quanto a nossa, contar com um chá tranquilizante ajuda demais a reduzir os níveis de tensão e estresse do corpo. O de camomila e erva doce são alguns exemplos, que contribuem para diminuir a irritação e a ansiedade. Inclusive, o chá de canela tem propriedades calmantes para aliviar dores abdominais causadas pela TPM.

Para cair no sono

Estudos comprovam que o chá de camomila é excelente contra a insônia. Isso acontece porque essa planta é rica em antioxidantes flavonoides, responsável por criar um efeito sedativo e calmante. Pode ter certeza que suas noites de sono vão ficar muito melhores 😉

Ajuda a emagrecer

Isso mesmo, se você está pensando em perder peso, aliar o consumo diário de chá verde 10 minutos antes da prática de exercícios físicos é a combinação perfeita. Essa bebida ajuda a promover uma maior oxidação na gordura corporal, conforme contribui para o ganho de massa magra e força muscular.

Melhora o sistema digestivo

O chá de erva-cidreira é um excelente aliado para o sistema digestivo, além de contribuir para o alívio de gases estomacais. Se você tem problemas de digestão, o ideal é tomá-lo após as refeições. Aliás, ele também é um chá que tem efeito calmante.

Anti-inflamatório

Alguns chás como o de gengibre e de limão, possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a combater enjôos e náuseas. Vale lembrar que o limão é rico em vitamina C, responsável por equilibrar o pH do sangue e deixá-lo dentro dos níveis alcalinos.

Bom para a memória

Por fim, também vale ressaltar que o chá de hortelã é excelente para quem deseja melhorar a memória. Consumir essa bebida com frequência, ajuda a despertar a cognição e contribui para a melhora da memória a longo prazo.

 

E ai, conhecia todos esses benefícios do chá? Pois é, com tantas vantagens assim, não tem porque não incluir essa bebida deliciosa na sua rotina. Esquente a água na chaleira, separe o seu infusor de chá e prepare hoje o seu 😉

 

 

Referências: Revista Galileu, Minha Vida e Casa do Chá

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *