Conheca os principais tipos de uva para vinhos
Cozinha GourmetGuia do Vinho

Conheça os principais tipos de uva para vinhos

Vem descobrir quais são os tipos de uva mais usados na fabricação dos vinhos. Você vai se surpreender com a variedade!

Na hora de fabricar um bom vinho de qualidade, é preciso primeiramente ter em mãos uma boa uva. Existem vários tipos de uva para vinho e que são cultivadas em diversos lugares do mundo. Se você também é apaixonado por essa bebida, veja abaixo uma lista das uvas mais usadas na produção dessa bebida deliciosa. Você vai se surpreender com a variedade!

Cabernet Sauvignon

Antes de tudo, é preciso começarmos pela Cabernet Sauvignon, que é provavelmente a uva mais usada na fabricação de uvas ao redor do mundo inteiro. Por ter uma versatilidade incrível, ela pode ser cultivada nos mais diferentes tipos de terrenos. Trata-se de uma excelente uva para produção de vinhos mais encorpados e seu aroma marcante, remete a frutas maduras. Geralmente os vinhos feitos esse tipo de uva são envelhecidos por anos, para que ganhe ainda mais corpo e seu sabor seja realçado. Esse tipo de uva combina muito com carnes vermelhas.

Pinot Noir

Em seguida, temos um dos tipos de uva francesa que mais fez sucesso no seu país de origem: a Pinot Noir. Seus rótulos únicos, foram premiados no mundo todo e se destacam pela delicadeza e leveza. Os vinhos feitos com essa uva são considerados extremamente sofisticados e elegantes, perfeitos para noites com queijos.

Merlot

A Merlot é uma cepa francesa que tem origem em Bordeaux, porém foi muito difundida ao redor do mundo. Assim como a Cabernet Sauvignon, a Merlot também produz vinhos encorpados, porém macios e mais fáceis de consumir. Sua cor normalmente tem a aparência de um rubi marcante e seu sabor combina muito com aves assadas.

Chardonnay

A uva Chardonnay é considerada a rainha da uvas brancas e possui características únicas. É muito utilizada para fabricar vinhos brancos e vinhos champagne. Essa uva pode gerar vinhos quentes, frescos e até encorpados. Tudo depende da região em que são cultivadas e o modo como a bebida será armazenada.

Tempranillo

Essa cepa espanhola é muito popular entre os amantes de um bom vinho. Ela é responsável por criar vinhos jovens, de corpo médio, aroma de ervas e conta com um forte sabor frutado. Os vinhos fabricados com essa uva, geralmente não passam muito tempo no barril.

Syrah

Outra cepa que vem ganhando bastante espaço entre os amantes de vinho, certamente é a Syrah. Proveniente da França, ela é cultivada em muitos países da América do Sul, como o Brasil, o Uruguai e Argentina. Traz consigo aromas de defumados e especiarias, além de um sabor levemente frutado. Quando servida na taça, sua tonalidade é forte e marcante, combinando com queijos encorpados e duros.

Tannat

A Tannat é mais um dos tipos de uva que se adaptou muito bem ao solo uruguaio e é responsável pela imensa maioria dos rótulos produzidos na região. São vinhos muito encorpados, de coloração forte, com notas de torrefação e taninos marcantes. Aliás, também pode ser servido com pratos fortes, como carnes vermelhas e queijos encorpados.

Sangiovese

Por fim, não podemos falar de vinhos tintos, sem citar um dos tipos de uva mais populares na Itália: a Sangiovese. Ela é a cepa favorita do país e é basicamente fabricada somente lá. Seus vinhos podem variar de intensos a leves e seu sabor é marcante, lembrando um pouco o sabor dos morangos. Combinam com cogumelos e carnes bovinas.  Aliás, essas sim são garrafas para guardar por um período mais longo de tempo.

 

E ai, gostou de conhecer um pouco mais sobre alguns dos principais tipos de uvas usados na fabricação de vinhos? Pois é, se você também adora essa bebida, uma dica é contar com uma boa adega. Além de ser prática, ela ainda conserva o sabor e as características do seu vinho por muito mais tempo!

 

Veja opções de adegas aqui!

 

 

Referências: Pão de Açúcar, Art Des Caves, Vinícola Salton e Vem da Uva

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *