Uncategorized

Conheça um pouco mais sobre Piracicaba!

Piracicaba é um município repleto de curiosidades incríveis. Quer conhecer algumas? Então veja abaixo, você vai se surpreender!

No dia 01 de agosto, o município de Piracicaba comemora 252 anos de existência. Por isso, para celebrar essa data, separamos algumas curiosidades que talvez você não conheça sobre esse lugar tão único. Quer saber quais são elas? Então veja abaixo!

Nem sempre foi chamada assim

(Créditos da Imagem: iRegistradores)

Pois é, por essa você não esperava, não é mesmo? Muita gente não sabe, mas Piracicaba nem sempre teve esse nome. Em 1856, a então chamada Vila Nova Constituição, foi elevada à categoria de cidade, com o nome de Constituição. Somente em 1877, após uma petição do vereador Prudente de Moraes, recebeu o nome de Piracicaba.

E o que significa Piracicaba?

(Créditos da Imagem: Wikipedia)

O nome do município vem do tupi e significa “lugar onde o peixe pára”. Trata-se de uma união das palavras pirá (peixe), syk (parar) e aba (lugar). É ainda uma referência às quedas do Rio Piracicaba, que bloqueia a migração dos peixes.

É uma cidade inteligente

(Créditos da Imagem: G1)

Um estudo elaborado pela empresa Urban Systems, destaca Piracicaba como a 31ª mais inteligente do Brasil. De acordo com o estudo, essa colocação é resultado da conexão entre mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação com as áreas sociais.

A “Florença Brasileira”

(Créditos da Imagem: Piracicaba.gov)

Devido à importância que muitos artistas que realizaram trabalhos em Piracicaba e também alguns nascidos na cidade receberam no cenário artístico nacional e internacional, o município ficou conhecido como a “Florença brasileira”.

De pasto a campo de futebol

(Créditos da Imagem: SELAM)

Na década de 1940, funcionários de uma marcenaria jogavam futebol em um quintal onde as mulheres penduravam a roupa no varal. Na maioria das vezes, a bola batia nas roupas e as sujava, gerando brigas. Assim, para evitar problemas, os funcionários passaram a jogar bola em um pasto na Rua Regente Feijó. Esse local se tornaria o primeiro campo do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba.

Possui um museu d’água

(Créditos da Imagem: Piracicaba.gov)

O Museu da Água Francisco Salgot Castillon ocupa uma área de 12.000 m² e seus visitantes podem conferir diversas espécies de peixes do Rio Piracicaba. Além disso, também tem a chance de conhecer a primeira Estação de Captação e Bombeamento de Água da cidade, que fica ao lado.

Um passeio pela ponte

(Créditos da Imagem: Olhares)

Com 77 metros de extensão, a Ponte Pênsil fica sobre o Rio Piracicaba e é um trajeto exclusivamente pensado para os pedestres. Por isso, é muito comum encontrar diversos turistas que passam por ela para ter uma vista panorâmica do local, tirar fotos ou contemplar a beleza do rio.

Capital Mundial do Humor

(Créditos da Imagem: Agito São Pedro)

Sim, Piracicaba é considerada a Capital Mundial do Humor. Isso, porque todos os anos é realizado o  tradicional Salão Internacional de Humor com inúmeros trabalhos feitos em cartum, charge, caricatura e tiras. A cidade oferece atrações para todos os gostos, do turismo rural ao histórico-cultural.

 

E ai, gostou de conhecer essas curiosidades sobre Piracicaba? Pode ter certeza que vale a pena visitar esse lugar qualquer dia desses! 🙂

Referências: Rádio 92, Hurb, SpGov e

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *