Se a carne do churrasco for cortada errada, mesmo a melhor peça ficará dura.

Depois da tarefa de comprar a melhor carne para o churrasco, cortar a carne parece ser mais simples. Mas se cortada errada, acabará com todo glamour do seu churrasco, afinal, carne cortada errada fica dura.

Cada tipo de carne existe um jeito certo de corta-la. Primeiramente, identifique a posição das fibras da carne crua e deslize a lâmina da faca em um angulo de 90 graus ao contrário da fibra.

O corte mais complicado é o da picanha, pois suas fibras estão em diagonal. Desta forma, o ângulo de 90º que a lâmina da faca fará assemelha a um “X”. E nas outras carnes que as fibras são retas, a lâmina da faca fará uma “+”.

A este tipo de corte damos o nome de “corte primário”, uma vez que as carnes ainda estão cruas e sendo preparadas para serem levadas à churrasqueira. O segundo corte, ou secundário, deve ser feito quando ela for servida. Neste caso já é importante fazer o corte a favor da fibra.

Se tomarmos a picanha como exemplo, veremos que naturalmente iremos cortar a carne corretamente pois cada pedaço da carne será cortado com a gordura. Como o corte primário foi feito corretamente, o segundo será naturalmente a favor.

É importante investir em uma boa faca para churrasco e a lâmina deve estar muito bem afiada para que a carne não desmanche na hora de ser cortada. Para isso, um bom truque é usar o afiador de faca e a chaira.

Agora que você já sabe como escolher uma ótima carne para o seu churrasco e como cortá-la, já está na hora de marcar o churrasco de domingo, não é mesmo? Convide os amigos que você fará bonito neste churrasco!

 

Referências: Picanha fatiada, Empório do lazer, Cutelaria vargas

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *