Cozinha GourmetDicas

Cuidados com a louça de porcelana

Dicas que ajudaram a sua louça de porcelana durar mais

O aparelho de jantar de porcelana é conhecido por ser elegante, porém muito frágil, podendo quebrar e riscar com facilidade.

Devido a esta fragilidade, muitas pessoas optam por utilizar as peças de porcelana apenas em ocasiões especiais. Mas, iremos dar algumas dicas de cuidados com a sua louça de porcelana para que elas durem mais.

Como lavar a louça de porcelana?

Lavar a louça de porcelana com uma esponja de aço pode ser um erro em alguns casos. As peças que possuem decorações e filetes coloridos, por exemplo, demandam um cuidado maior e não devem ser levadas com esponja de aço. Mas já as peças brancas lisas podem ser lavadas com esta esponja.

As louças de porcelana podem ir ao micro-ondas?

No contexto, as peças brancas e as que possuem decoração em queima especial podem ir ao micro-ondas, porém é indicado confirmar nas instruções de uso do fabricante.

Já as peças que possuem decorações e filete coloridos, incluindo os filetes de ouro e de prata, podem causar grandes problemas quando colocados no micro-ondas. Portanto não as coloque.

Elas podem ser lavadas na máquina de lavar louça?

Somente as peças brancas podem ser levadas à máquina de lavar louças. Evite, portanto, inserir na máquina as peças que possuem qualquer tipo de decoração colorida.

Como remover riscos causados na porcelana?

Na maioria das vezes os riscos na porcelana são na verdade um desgaste do metal dos talheres usados, e não exatamente um risco na peça. Normalmente isso ocorre com talheres mais sofisticados, já que são produzidos com material mais nobre e consequentemente mais duro.

Para eliminar os riscos recém causados nas louças de porcelana, a dica é usar saponáceo para eliminá-los. E em relação aos riscos antigos e mais fortes, o melhor é fazer uso de semorim ou outro tipo de anti-ferrugem. Em ambos os casos o produto deve ser aplicado por apenas alguns segundos.

Como guardar a louça de porcelana?

Procure colocar entre os pratos algo como guardanapo, toalha de papel, ou as almofadas de espuma que costumam acompanhar a embalagem original. Isso ajuda a evitar arranhões e desgaste nas peças.

 

Além destes cuidados, nunca coloque uma peça de porcelana diretamente no fogo pois pode causar rachaduras.

Seguindo estes cuidados, as suas peças de porcelana duraram por mais tempo e completaram a sua mesa em muitos almoços e jantares especiais.

 

Referência: Click Grátis

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *