Cozinha GourmetDicas

Cuidados com o seu refratário

5 cuidados que você deve tomar com o seu refratário!

O refratário é uma assadeira ou forma de vidro, que pode entrar em contato com altas e baixas temperaturas, ou seja, pode ir ao forno, micro-ondas ou ao freezer sem perigo de quebrar.

Além desta característica, o refratário é muito usado por sua versatilidade, que permite levar o alimento no forno para assar e depois ir direto para a mesa, já que sua aparência não enfeia a mesa do jantar.

Agora que você conhece as funcionalidades do refratário, você provavelmente vai começar a usá-lo mais. Mas, para que ele te acompanhe em suas aventuras na cozinha por muitos anos, veja alguns cuidados que você deve tomar:

  1. Se o seu refratário tiver tampa, retire-a antes de colocar no forno. As tampas normalmente são feitas de plástico e não aguentam altas temperaturas.
  2. Por mais que o refratário ature altas temperaturas, ele não aguenta choque térmico. Ou seja, não tire o refratário do forno quente e coloque direto na pia fria, ou do freezer direto para o forno pré-aquecido. O choque térmico poderá quebrar o seu refratário.
  3. Apesar da sua resistência, não coloque o refratário direto na chama do fogão pois ele vai rachar.
  4. Para lavar, utilize o lado macio da esponja e escolha detergentes neutros, evitando abrasivos, como palha de aço e saponáceos, ou produtos de limpeza com alto teor de soda. Isso evita pequenos arranhões que, com o tempo, deixam o vidro fosco e frágil.
  5. Não utilize objetos pontiagudos, como facas ou garfos. Prefira utensílios de silicone ou madeira.

Seguindo estes cinco cuidados, o seu refratário permanecerá bonito e resistente por muitos anos, e te acompanhará nas diversas receitas diferentes que você pode preparar.

Referência: Socorro na cozinha

23 comments

    • Preçolandia 8 janeiro, 2021 at 16:57 Responder

      Olá, Rosane.

      A travessa de vidro pode ir ao forno convencional desde que seja refratária e que não ocorra choque térmico. Por exemplo: retirar do forno e levar diretamente à geladeira ou vice versa.
      Para saber precisamente quantos graus suporta, recomendamos que consulte o fabricante do produto.

      À disposição!

  1. Ludmilla 9 setembro, 2020 at 13:21 Responder

    Já havia usado meu refratário várias vezes no forno em altas temperaturas. Da última vez, fui retirar beringelas assados e ele explodiu na minha mão e dentro do forno.
    Após ler a explicação aqui de vocês, imagino que tenha sido o pano que estava levemente úmido e causou o choque térmico. Fica aí mais um exemplo relacionado ao choque térmico!

  2. Wagner 12 abril, 2020 at 19:27 Responder

    Coloquei um refratario recheado com lasanha no forno a 280 graus por dez minutos e ele estourou dentro no forno! Refratarios nao suportam toda essa temperatura? Obrigado!

    • Preçolandia 13 abril, 2020 at 12:36 Responder

      Olá, Wagner.

      Sentimos muito que isso tenha ocorrido. De acordo com estudos, travessas do tipo refratário suportam altas temperaturas. No entanto, cada marca possui sua tecnologia e por isso, sempre recomendamos consultar a temperatura máxima diretamente com o fabricante do produto. Além disso, informamos que, apesar das travessas refratárias serem produzidas para suportarem altas temperaturas, não resistem ao choque térmico.

      Atenciosamente,

      Equipe Preçolandia

    • Preçolandia 13 abril, 2020 at 12:36 Responder

      Olá, Wagner.

      Sentimos muito que isso tenha ocorrido. De acordo com estudos, travessas do tipo refratário suportam altas temperaturas. No entanto, cada marca possui sua tecnologia e por isso, sempre recomendamos consultar a temperatura máxima diretamente com o fabricante do produto. Além disso, informamos que, apesar das travessas refratárias serem produzidas para suportarem altas temperaturas, não resistem ao choque térmico.

      Atenciosamente,

      Equipe Preçolandia

  3. Isa Fonseca 30 março, 2020 at 13:47 Responder

    Boa tarde. Não entendo. Meu refratário não foi ao forno. Esrava na geladeira, com atum. Hoje cedo lavei e coloquei para secar. Estava na sala quando ouvi um barulho. Como pode? Explodiu,secando. Na secadora de metal, junto com pratos, etc. Como pode? Por favor, preciso de alguma explicação. Grata quem puder me responder.

    • Preçolandia 13 abril, 2020 at 12:44 Responder

      Olá, Isa. Boa tarde!

      Sentimos pelo ocorrido. Pelo o seu relato, é possível que o choque térmico tenha ocorrido em contato com a água, em temperatura mais quente que seu refratário.

      Atenciosamente,

      Equipe Preçolandia.

    • Preçolandia 2 março, 2020 at 10:35 Responder

      Olá, Angélica. Tudo bem?

      Se a refratária rachou, recomendamos não ingerir o alimento, pois é possível que fragmentos de vidro possam ter se misturado ao alimento.

      À disposição.

  4. Cristiane 15 dezembro, 2019 at 10:57 Responder

    Olá,compprei uma travessa um tempo atrás, joguei a embalagem fora,e não lembro se a travessa pode ir ao forno convencional, gostaria de saber se pode

    • Preçolandia 19 dezembro, 2019 at 19:41 Responder

      Olá, Cristiane. Tudo bem?

      Geralmente, a informação quanto a resistência da travessa de vidro vem na embalagem ou, se tiver, na tampa, que pode ser uma informação escrita ou em símbolo. Esse é o jeito mais seguro para saber. Porém, caso não tenha mais a embalagem e não tenha tampa, apenas as formas do tipo Refratário, comumente usadas para assados e para lasanhas, podem ir ao forno, pois são feitas de vidro borossilicato, um tipo de vidro resistente ao calor e aos elementos químicos. Inclusive, o Refratário também pode ir ao micro-ondas e ao freezer. Mas, atenção, mesmo o refratário não pode sofrer choque térmico. Desse modo, nunca deve ser retirado do freezer e levado diretamente ao forno e vice versa, nem pode ser colocados diretamente sobre o fogo.

      Ah, lembrando que, se o refratário tiver tampa, é preciso retirá-la para levá-lo ao forno.

      Esperamos ter ajudado. 😉

    • Preçolandia 30 novembro, 2019 at 17:55 Responder

      Olá, Andréa. Tudo bem?

      Um refratário pode ir ao forno, ao micro-ondas ou ao freezer, porém, sem que ocorra choque térmico. Por exemplo: não pode tirar do forno e colocar diretamente na pia ou no freezer e vice-versa. Também não pode ter contato direto com fogo. Mesmo com sua resistência a altas temperaturas, não recomendamos o contato direto com aquecedores elétricos.

      Ficamos à disposição! 😉

    • Preçolandia 12 agosto, 2019 at 14:01 Responder

      Oi Simone, boa tarde, tudo bem? Poxa, me desculpe acho que não vi sua mensagem. Em todo caso, não é aconselhável retirar o refratário do forno quente e colocá-lo no freezer. Isso pode gerar um choque térmico e acabar trincando ele. Qualquer dúvida, é só mandar uma mensagem 😀

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *