Cozinha GourmetDicas

Cuidados e higiene na cozinha

A higiene na cozinha é um fator muito importante, por isso veja algumas dicas de cuidados nesse local!

Quando se prepara um jantar para uma reunião em família, um bolo para receber a criançada ou até mesmo o almoço de domingo, devemos pensar em manter a cozinha sempre organizada e o principal de tudo: limpa. Por isso, conheça algumas dicas de cuidados e higiene na cozinha.

Prefira utensílios de silicone

Antes de tudo, comece aposentando a colher de pau e demais utensílios que sejam de madeira. A colher de pau é um dos itens que mais acumulam micro-organismos (por causa de suas ranhuras) e quando ela é reutilizada, essas bactérias podem contaminar outros alimentos (isso também vale para itens de bambu). Além disso, também podem ser usados em panelas com revestimento antiaderente, diferente dos utensílios em inox.

Higienize as mãos

Todo mundo sabe, mas é sempre bom lembrar que lavar as mãos é de suma importância na hora de preparar receitas. Além disso, o ideal é manter as unhas curtas, sem esmaltes, anéis e pulseiras. Quando for lavar, limpe com sabonete até a altura do antebraço.

Limpe as frutas, legumes e vegetais

Também é importante limpar as frutas e vegetais, uma vez que podem conter sujeiras e bactérias em sua superfície.

Primeiramente retire as folhas que estiverem estragadas e se puder, as folhas externas também (elas acumulam sujeiras trazidas pelo ar). Procure lavar folha por folha em água corrente, retirando as sujeiras com as mãos.

Para as frutas e vegetais, também é indicado lavar em água corrente. Feito isso, deixe de molho em uma solução de um litro de água para uma colher de chá de bicarbonato de sódio por 20 minutos.

Cuidado com as embalagens

Quando compramos um produto em uma embalagem (geralmente enlatados), sempre devemos nos atentar se ela não está danificada. Caso esteja amassada ou com furos, isso facilita a entrada de oxigênio e a proliferação de fungos dentro do alimento. Outra dica, é sempre lavar a embalagem em água corrente, pois isso evita contaminar outros alimentos caso você guarde na geladeira.

Evite quebrar ovos na pia

Quebrar ovos na pia é um erro bastante comum e nada higiênico. Além do risco de contaminação do ovo por meio das bactérias da pia, ele também pode conter bactérias como a salmonela e que podem contaminar outros alimentos que entrarem em contato com a mesma superfície.

Esqueça a lixeira de pia

Cozinhar próximo de uma lixeira de pia, é cozinhar próximo de lixo. Ela contém os mais diversos tipos de micro-organismos que podem contaminar seus alimentos. Sempre opte por deixar a lixeira no chão e troque o saco de lixo diariamente.

Viu só como é fácil manter a higiene na cozinha? Tomando esses cuidados, você mantém o ambiente sempre limpinho e suas refeições com aquele sabor delicioso!

Referência: Minha Vida

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *