Cozinha GourmetDicas

Como descartar óleo de cozinha usado?

Em hipótese alguma jogue o óleo de cozinha usado na pia.

Muitas pessoas sabem que o óleo de cozinha usado é reciclável, e que a partir dele é possível fazer sabão, tintas e até mesmo combustível. Mas o que muitas pessoas não sabem é que ele, quando descartado incorretamente, pode prejudicar o meio ambiente.

Mas qual o jeito certo de descartar o óleo de cozinha?

Para começar, em hipótese alguma jogue o óleo pelo ralo. Além de obstruir o encanamento de sua residência, este óleo irá poluir rios e mares, impactando nos seres vivos. Você sabia que apenas 50 mg de óleo provoca a poluição de mais de 25 mil litros de água?

Por este motivo, veja como descartar o óleo de cozinha usado da maneira correta:

  1. Deixe o óleo esfriar;
  2. Coe para que vestígios do alimento não permaneçam no óleo;
  3. Coloque-o em uma garrafa PET com tampa (utilize um funil para te ajudar nesta etapa);
  4. Acumule o óleo utilizado em diferentes dias na garrafa até completá-la;
  5. Procure por empresas e ONGs especializadas neste tipo de coleta seletiva, assim como postos de entrega voluntária para descartar o seu óleo de forma correta;
  6. Ou se você mora em condomínio, se informe se há alguma coleta para os moradores.

Além desta maneira, você também pode reciclar o seu próprio óleo em casa, para a fabricação de sabão. Este é um ótimo jeito de economizar, mas saiba que o processo é um tanto trabalhoso.

Caso você tenha usado pouco óleo na frigideira, não sendo o suficiente para colocar na garrafa, limpe a frigideira com papel toalha antes de lavá-la.

Seguindo estas maneiras de descartar o óleo de cozinha, você ajudará na preservação do meio ambiente e evitará riscos à saúde humano e animal com a contaminação na água ou no solo.

 

Referências: Ecycle

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *