

A batata frita agrada diferentes tipos de paladar. Foto: Shutterstock
A batata frita é um dos acompanhamentos mais democráticos e amados em todo o mundo. Seja com o hambúrguer, acompanhando o arroz com feijão ou como aperitivo no happy hour, ela é sucesso na certa.
Embora muitos não saibam, o acompanhamento também tem um dia para chamar de seu: o Dia Mundial da Batata Frita é celebrado em 30 de maio.
Apesar de ter uma origem indeterminada, disputada entre franceses, belgas e espanhóis, o preparo de cortar o vegetal e fritar seus pedaços em imersão é um dos mais clássicos da cozinha.
Nós separamos ótimas dicas para você realizá-lo em casa sem grandes complicações. Dê uma olhada:
Como escolher?
Os dois melhores tipos de batata para fritar são Asterix e Baraka. Ambos se destacam por conterem menos água, deixando o preparo mais sequinho.
Tipos de corte
São inúmeras as possibilidades de corte para fritar batata. O corte palito é o mais tradicional e pode ser feito de forma simples utilizando um cortador.
Outras alternativas são chips, rodelas e cubinhos.
O mais importante ao cortar as batatas é garantir que os pedaços fiquem com tamanho uniforme, para que a fritura ocorra de forma igual em todos eles.
Tirar a casca ou não fica a seu critério. Com a casca, as batatas têm um toque rústico, apreciado por muitos, sem, elas lembram batatas congeladas, como as de redes de fast food.
Hora de fritar
Há várias formas de realizar a fritura da batata. A imersão em óleo, por exemplo, pode ser realizada na fritadeira convencional com cesto, na fritadeira elétrica e até na panela de pressão.
Se a intenção for de fritar de uma maneira mais saudável, as fritadeiras sem óleo são uma ótima pedida e também proporcionam batatas sequinhas e crocantes.

É difícil quem consiga resistir à uma batata frita quentinha. Foto: Shutterstock
Um procedimento que ajuda a deixar a consistência das batatas ainda mais agradável é colocar os pedaços na água gelada por mais ou menos dez minutos antes de fritar. Isso ajuda a retirar um pouco do amido do vegetal, evitando que as batatas murchem.
Se você optar por deixar suas batatas de molho por este tempo, não pode se esquecer de secá-las bem com papel toalha antes da fritura.
Outra dica para a fritura por imersão é realizar o processo em duas etapas. Uma deve durar mais ou menos um minuto, retirando as batatas em seguida, e outra cerca de cinco minutos, para finalizar a fritura, garantindo uma textura macia por dentro e supercrocante por fora.
Temperando
O sal é sem sombra de dúvidas o tempero mais utilizado para dar gosto à batata frita.
Se você é do tipo que gosta de incrementar, aposte em ervas, como o alecrim, e especiarias, como a páprica e a pimenta-do-reino.
Que tal um acompanhamento?
Com suas batatas fritas e temperadas, você pode dar uma “turbinada” no prato. Os queijos muçarela e cheddar, por exemplo, harmonizam muito bem com o preparo. O bacon também é outro acompanhamento clássico.
Molhos também são opções interessantes de servir com as batatas. O ketchup forma uma dupla imbatível com elas, mas a mostarda e a maionese caseira — aprenda a prepará-la — não ficam nem um pouco atrás.
Não há jeito melhor de comemorar o Dia Mundial da Batata Frita do que se deliciando com este prato. Seguindo estas dicas, você terá batatas com uma textura incrível e para lá de saborosas. Veja abaixo boas opções de fritadeira!