7 dicas para desenformar bolo sem quebrá-lo.

A sensação de ver seu bolo crescendo lindo e perfeito no forno é incrível. Mas, a hora de desenforma-lo dá um desespero e medo de quebrar, não é mesmo?

Por isso, resolvemos juntar umas dicas para desenformar seu bolo com perfeição e sem medo.

Quer aprender?

1ª dica para desenformar bolo:

Unte a forma com manteiga. Passe o suficiente para cobrir todo o interno da forma sem esquecer dos cantinhos.

Tem gente que utiliza óleo ou margarina para untar, porém a manteiga deixa o bolo com um gosto melhor e também mais úmido.

Para untar, corte um pedaço da manteiga e coloque na forma, espalhe com um pincel, com um pedaço de papel toalha ou com os dedos mesmo.

2ª dica para desenformar bolo:

Enfarinhe a forma, ou seja, passe farinha por toda a forma untada. A farinha irá grudar na manteiga.

Para bolos mais secos, como de chocolate, cenoura e baunilha, utilize farinha de trigo. Para bolos mais molhados, como de fubá cremoso e de milho, utilize farinha de rosca.

3ª dica para desenformar bolo:

Depois de untar e enfarinhar, coloque a forma na geladeira por 10 minutos. A manteiga gelada endurece e demora mais para derreter no forno. Isso garantirá que as paredes da forma fiquem úmidas por mais tempo e o bolo saia mais fácil na hora de desenformar.

Coloque a massa do bolo na forma ainda gelada e ponha para assar.

4ª dica para desenformar bolo:

Se você irá fazer um bolo especial e que não pode grudar no fundo da forma de jeito nenhum, utilize o papel manteiga.

Para forma redonda, recorte o papel manteiga do tamanho do fundo da forma, unte a forma com manteiga, encaixe o papel manteiga no fundo e unte novamente com manteiga por cima do papel. E para formas retangulares ou quadradas, basta untar com manteiga, encaixar um pedaço do papel no fundo e nas laterais, e untar novamente com manteiga.

Esta dica só funciona para formas que não contém furo no meio.

Depois de assar o bolo, desenforme e retire o papel.

5ª dica para desenformar bolo:

Deixe o bolo esfriar para poder desenformar. O bolo precisar estar morno para sair com perfeição.

6ª dica para desenformar bolo:

Passe com cuidado uma faquinha sem serra nas laterais da forma para desgrudar o bolo.

7ª dica para desenformar bolo:

Se mesmo com todas as dicas anteriores o seu bolo não está se soltando, coloque a forma por alguns segundos sobre o fogo baixo, o bolo se soltará perfeitamente do fundo da forma.

 

Nada de bolos quebrados agora, ok?

 

Veja nossas opções de formas!

 

Referências: Panela terapia e Maria Mel cozinha gourmet

41 comments

  1. Gabriela Santos 15 outubro, 2020 at 11:51 Responder

    Dicas muito boas! minha mãe e a minha tia faziam bolos por hobby, depois que a quarentena começou e minha mãe e eu ficamos desempregadas, elas investiram um dinheiro da rescisão da minha mãe, que estava há mais de 5 anos na Perdigão, e abriram uma lojinha de bolos na garagem de casa aqui no Brás. Saía uma venda aqui, outra ali mas nada demais, estavam até pensando em fechar depois do 4 mês, mas depois que minha tia aprendeu um monte de técnica do curso da Marrara o negócio deslanchou, tanto que hoje somos nós 3 trabalhando e não estamos dando conta!
    Vou deixar o link aqui caso alguém que esteja precisando queira se aprofundar no ramo também…

    http://bit.ly/Bolos_Perfeitos_Oficial

    Depois me contem o que acharam. Beijossss s2

  2. Érica 31 agosto, 2020 at 09:01 Responder

    Bom diaaa. Não consigo desenformar meus bolos na forma ballerine sem eles colarem no fundo. Passo manteiga e enfarinho, mas sempre grudam.

    • Preçolandia 8 janeiro, 2021 at 17:36 Responder

      Olá, Érica.

      Se você você já está untando bem a forma com manteiga e farinha de trigo, sem esquecer nenhum cantinho, já está fazendo tudo certo.
      Outro ponto importante é não desenformar logo que sair do forno e também não demorar para desenformar.
      Após 15 ou 20 minutos, se o bolo já estiver morno, já é possível passar uma faca sem ponta nas laterais e perceber que o bolo está descolando da forma.
      Dê leves batinhas no fundo da forma e estará pronto para ser desenformado.

      Se ainda assim não for possível, outra alternativa é usar o papel manteiga. 😉

      Esperamos ter ajudado!

  3. Elma Renata 2 setembro, 2019 at 17:09 Responder

    Olá, faço bolos para vender e acho muito corrido untar tanta forminha ao mesmo tempo preparar as massas.
    Gostaria de saber se posso deixar as formas untadas da noite pra o dia seguinte ?.

  4. Bianca da Silva Severiano 7 maio, 2019 at 08:29 Responder

    Porque quando asso bolo na forma untada com papel manteiga fica umida fundo da forma e fundo do meu bolo todo úmido?

    • Preçolandia 7 maio, 2019 at 10:04 Responder

      Olá Bianca, tudo bem? Uma dica para evitar que isso aconteça, é untar a assadeira com manteiga e farinha, e depois levá-la à geladeira por 10 minutos. Na hora de assar, coloque a massa do bolo na forma que estará gelada e leve ao forno. Esse processo evita que a massa fique úmida e facilita na hora de desenformar 😉

  5. Priscila Genelhu 17 outubro, 2018 at 23:55 Responder

    Eu costumo usar uma tática que tem funcionado: tiro o bolo e, com a forma quente ainda, viro para baixo em cima de um prato, umedeço um pano com água bem fria e passo no fundo da forma. Repito isso várias vezes até ir esfriando. O bolo saí da forma normalmente sem danos.

  6. Wilcilene 26 setembro, 2018 at 22:46 Responder

    Olá boa noite acabei de fazer um bolo ficou lindo bem fofinho só quando eu fui desiforma grudou e coloquei bastante manteiga na forma mais virei no prato quente será que foi isso ?

    • Preçolandia 27 setembro, 2018 at 10:23 Responder

      Oi Wilcilene, bom dia! É muito importante passar um pouco de farinha na forma, para que ela grude na manteiga. Assim, fica mais fácil na hora de desenformar, principalmente no caso de bolos mais secos, como o de chocolate ou cenoura 🙂

    • Preçolandia 31 julho, 2018 at 09:35 Responder

      Bom dia Alessandra. Uma dica é sempre untar a forma com manteiga (você pode usar um pincel para te ajudar). Feito isso, recorte um pedaço de papel manteiga, encaixe no fundo e unte com mais um pouco de manteiga por cima do papel. Isso ajuda muito na hora de desenformar o seu bolo 😀

  7. Patricia 14 julho, 2018 at 07:48 Responder

    Bom dia.. Gostaria de saber p que serve a forma redonda com fundo falso.. Vou começar a fazer bolos e queria saber se posso assar nela ou não?

    • Preçolandia 14 julho, 2018 at 09:50 Responder

      Bom dia Patrícia, tudo bem? A forma de fundo falso te ajuda a desenformar bolos e tortas de maneira ainda mais fácil. Depois que a massa estiver assada, basta passar uma faquinha nas laterais e soltar a trava da forma. Se a sua não tiver uma trava, passe a faca nas laterais, coloque um copo por baixo da forma e pressione para baixo bem devagar, até ela se soltar. A parte debaixo da forma ainda continuará grudada, para desgrudar você também pode usar uma espátula de confeitar, até perceber que ele se soltou por completo 😀

  8. Rita 18 junho, 2018 at 17:13 Responder

    Oi gostaria de saber, o que acontece toda vez que faço bolos, quando está no forno ele tá maravilhoso, quando eu tiro ele murcha, o que acontece será? Qual o procedimento certo a fazer?

    • Preçolandia 18 junho, 2018 at 18:00 Responder

      Olá Rita, boa tarde. Talvez a receita utilizada possa estar influenciando na hora de desenformar o bolo. Outra dica é evitar abrir o forno muitas vezes enquanto o bolo estiver assando, assim a temperatura se mantém e o bolo não abaixa 🙂

  9. Sónia 15 maio, 2018 at 22:17 Responder

    Ola,gostei das dicas.o meu problema é: desemformo o bolo com papel manteiga e a forma gelada as vezes mas fico preocupada porque o meu bolo pao de lo seca nas laterais

    • Preçolandia 16 maio, 2018 at 09:51 Responder

      Olá Sónia, bom dia. Uma dica é sempre desenformar o bolo quando a forma estiver morna, assim ele sai com mais facilidade e sem risco de quebrar. Depois é só passar uma faquinha sem serra nas laterais para que ele desgrude por completo 🙂

  10. Eliane 27 abril, 2018 at 20:54 Responder

    Oi amada. Eu não unto a forma nas laterais e meu bolo cresce e depois que sai do forno ele murcha e as laterais se desprende do bolo. so que faço isso com duas formas uma dá certo a outra acontece isso que relatei, sendo que é a mesma massa que divido em duas formas, coloco o papel manteiga em baixo e unto com manteiga.O quê vc acha que acontece?

  11. Debora de Souza Drosdoske 27 abril, 2018 at 13:43 Responder

    Não consigo me acertar na hora de desenformar.
    Como poderia fazer?
    Sempre quebra,e acaba ficando feio.
    Gostoso ,mais porém feio..

    • Preçolandia 28 abril, 2018 at 10:26 Responder

      Bom dia Debora. Uma dica é sempre untar a forma com manteiga (você pode usar um pincel para te ajudar). Feito isso, recorte um pedaço de papel manteiga, encaixe no fundo e unte com mais um pouco de manteiga por cima do papel.

  12. ivone 11 fevereiro, 2018 at 14:55 Responder

    untei a forma com oleo e depois cobri o fundo com guardanapo, o bolo saiu bem fácil, porém a parte de baixo ficou com um gosto ruim, será que é do oleo?

  13. Rosilda 12 janeiro, 2018 at 17:36 Responder

    Boa tarde, fico nervosa toda vez que vou desenformar bolo da minha forma com furo, não tem uma vez que ele não sai destruído, fiz bolo de fubá com goiabada e foi pior, a goiabada desceu e grudou, pior ainda! Alguma dica por favor?

  14. Maria José Rossetto 28 dezembro, 2017 at 11:50 Responder

    O bolo p colocar no forno tem q ser frio,morno?Vou tentar essa técnica.
    QUANTOS SEGUNDOS MAIS OU MENOS NO FOGO?ADORO MEU BOLO SE MILHO,MAS QUANDO FAÇO, PENSO p desenforma-lo.Obrigada.

  15. Vilma R.Lima Santos 24 novembro, 2017 at 23:42 Responder

    Dica de untar com farinha de rosta, posso fazer segura,não vai comprometer meu bolo? Fiz 2 bolos de milho e os 2 quebraram ficou bem grudado fiquei bem triste

  16. Rosana 11 novembro, 2017 at 14:09 Responder

    Passa pouca manteiga? Que marca de manteiga é melhor? Pode ser margarina! Uso pouco trigo para polvilhar? Meus bolos são muito fofos eu, espero ficar bem frio para desenformar mas,mesmo assim quebra.Eu só uso forma de buraco.

    • Preçolandia 13 novembro, 2017 at 09:56 Responder

      Olá Rosana, a manteiga e a farinha precisam ser o suficiente para cobrir toda a forma, sem deixar nenhum espaço sem. Coloque uma camada razoavelmente boa para a manteiga e em seguida jogue a farinha, deixando toda a manteiga coberta.

  17. Girlene 4 agosto, 2017 at 00:44 Responder

    Ja estava desesperando quando usei acdica do fogo. Deu certo, quer dizer, mais ou menos pqcficoy alguns pedacinhos agarrados ainda, mas acho quer tivesse deixado mais um pouquinho teria soltado tudo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *