Talheres de inox ou prata
Cuidar e OrganizarDicas

Faqueiro de inox ou prata? Veja as diferenças entre os materiais

Entenda quais são as principais diferenças entre os dois materiais mais utilizados na confecção de talheres

Os faqueiros de inox e de prata são muito úteis na hora de colocar a mesa e servir uma refeição. O material dos talheres pode influenciar diretamente em sua utilização, seja no dia a dia ou nas ocasiões especiais. Também é fundamental de pensar nos prós e contras de cada material em termos de durabilidade, limpeza e funcionalidade.

Pensando nisso, preparamos um material para diferenciar as características e atributos dos principais materiais usados na produção de talheres, a prata e o inox. Confira abaixo e veja qual o ideal para você:

Prata

Talheres dispostos em uma mesa

Se você gosta dos clássicos, a prata pode ser uma boa pedida. Foto: Shutterstock

A prata é um material tradicional e por isso normalmente associado à sofisticação. Os utensílios feitos com ela geralmente têm acabamentos mais requintados e podem apresentar um design mais clássico ou contemporâneo.

Investir em um faqueiro de prata é a certeza que de os utensílios perduraram na família por centenas de anos. Com alta durabilidade, o material é resistente e mantém suas características ao longo do tempo.

Uma atenção especial que é preciso ter com os faqueiros de prata é com a limpeza. Como a prata é um material que oxida facilmente, os itens por vezes podem apresentar manchas. Para que isso não aconteça, é importante manter a manutenção dos utensílios em dia.

Outro fator importante é a quantidade de prata utilizada para compor os itens. O material mais conhecido é a prata 950, que tem 95% de prata e 5% de outros metais, mas há outras variações, como 750, 800, 875, 916, 925.

Um aspecto interessante da prata é seu efeito bactericida. Ela reduz até 99% das bactérias que estão na superfície dos utensílios e impede a criação de fungos e mofos, sendo uma aliada à limpeza do dia a dia.

Inox

Talheres de inox em um prato

O aço inox é fácil de limpar e tem um ótimo apelo estético. Foto Shutterstock

O inox é feito a partir da liga dos metais ferro, cromo e níquel e, por isso, não oxida. O material apresenta alta resistência ao calor e está presente em diversos utensílios do cotidiano, inclusive os talheres.

A aparência do aço é bem atraente, já que tem um brilho que chama a atenção. Além disso, o inox se destaca pela por não guardar odores nem sabores dos alimentos após o uso e também por não influenciar no sabor enquanto se come.

A quantidade dos metais que compõem o aço inox influencia diretamente em suas características. Dependendo do tanto de níquel utilizado na confecção, o material pode ficar mais ou menos resistente e brilhoso.

Outro ponto que pode ser levado em consideração é a fácil manutenção do inox, que não requer cuidados específicos, podendo ser limpo apenas com detergente e uma esponja macia.

Viu como os materiais são importantes na hora de escolher um faqueiro? Os talheres são utensílios fundamentais para as refeições e não há como não querer algo com qualidade. Aproveite e confira modelos de faqueiro que vão deixar sua mesa mais bonita!

Veja ótimas opções de faqueiro

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *