Cozinha GourmetDicas

Truque para ferver o leite sem derramar

3 truques para ferver o leite sem derramar no fogão!

Ferver o leite não tem segredo algum. Basta colocar o leite em uma leiteira e deixar esquentar no fogão, até ferver. É simples, porém demorado. As vezes esquecer o leite lá e fazer outras coisas, é melhor do que ficar em pé olhando o leite até ferver.

Muitas pessoas já fizeram isso e perceberam que em um piscar de olhos, o leite subiu e derramou no fogão. Isso acontece, pois, o leite é composto por inúmeras substâncias como açúcares, lipídeos, proteínas e, principalmente, água.

Com o calor que está sendo distribuído de baixo para cima, no inferior da leiteira começará a se formar bolhas de vapor de água, enquanto na superfície do leite formará uma película muito resistente de gordura e proteína que o vapor não consegue romper.

Basta essa camada de bolhas encontrar uma pequena saída na película, que tudo sairá repentinamente numa explosão de espumas e causar o maior estrago. Por isso parece que o leite espera virarmos as costas para transbordar.

Se você acha que vai ter que passar o resto da sua vida olhando o leite até ferver, não se preocupe, temos alguns truques que não deixarão o leite derramar.

1º truque

Coloque uma colher de inox dentro da leiteira com o leite. O leite irá ferver, mas não irá transbordar.

2º truque

Com o leite já dentro da leiteira, coloque uma colher de madeira apoiada, de ponta a ponta, na borda da leiteira. Quando o leite começar a subir, entrará em contato com a colher e não derramará no fogão.

3º truque

Este truque é para quando você precisa ferver uma quantidade grande de leite, um exemplo disso é para fazer doce de leite. Coloque um pires virado de ponta cabeça dentro da panela e coloque o leite por cima. Você vai perceber que o leite irá ferver sem derramar.

 

Vai dizer, estes truques serão muito uteis para o resto da sua vida, não é mesmo?

Compartilhe para seus amigos!

14 comments

    • Preçolandia 7 janeiro, 2020 at 11:32 Responder

      Olá, Antônio. Tudo bem?

      Ainda não temos relatos de testes com pouco leite, pois a técnica do pires é mais recomendada para uma grande quantidade de leite, geralmente para fazer doces, e de preferência, deve ser fervido em uma panela com fundo largo.
      Ah, um detalhe muito importante é que o pires deve ser colocado no fundo da panela virado para baixo e o fogo deve ser médio, que deve ser diminuído quando começar o ponto de fervura.

      Para pouca quantidade, você pode testar a técnica da colher de inox dentro da leiteira ou a colher de madeira apoiada sobre a leiteira. 😉

    • Preçolandia 25 abril, 2019 at 10:17 Responder

      Poxa Suely, que pena 🙁 O que pode ter acontecido é que a quantidade colocada de leite foi muito grande. O ideal é colocar somente até a metade da leiteira. Estamos aqui para te ajudar com quaisquer dúvidas que você tiver 😀

    • Preçolandia 22 abril, 2019 at 09:50 Responder

      Bom dia Antônio, tudo bem? No caso do micro-ondas, não existe uma técnica específica para evitar isso. O ideal é acompanhar o processo de fervura e interromper antes que o leite derrame 😀

  1. Fran Melo Gouvêa 4 março, 2019 at 17:05 Responder

    Este truque do pires funciona muito bem , cresci vendo minha mãe fazendo isso pois ela sempre fazia deliciosos doces de leite.

  2. Geralda 7 janeiro, 2018 at 22:40 Responder

    Quando for colocar uma quantidade grande de leite, o pires tem que ser colocado antes do leite obrigatoriamente? Ou seja, quando já estiver começando a ferver, ainda resolve colocar o pires!

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *