Conheça as formas de fazer café.

O café é uma bebida muito antiga que ainda conquista todos que experimentam. Muitas pessoas não sabem, mas o café é a segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água. Seu maior diferencial é as diferentes maneiras de preparar a bebida utilizando o mesmo grão de café e resultando em sabores distintos.

Confira a lista a baixo das diferentes formas de fazer café:

Coador de pano fazer café com coador

É a mais tradicional forma de fazer café. O método é muito simples, coloca-se o pó no coador de pano e despeja-se água quente normalmente filtrando para dentro de um bule. Essa maneira de fazer café tem como pontos positivos a facilidade e rapidez, mas é importante ter cuidado com quantas vezes o coador será utilizado, pois pode ser fonte de acumulo de bactérias.

Dica de preparo: use 50 gramas do pó de café para 500 ml de água. A quantidade de café no coador de pano é maior do que a do filtro de papel por conta da trama do tecido que faz uma extração de café mais rápida.

 

Filtro de papel 

Este jeito é o mais utilizado nas casas hoje em dia. É uma variação do café feito com coador de pano, porém utiliza-se o filtro de papel que é descartável. Para fazer este café, é necessário um suporte de plástico para posicionar o filtro de papel dentro e encaixar no bule. Coloque o pó de café no filtro e em seguida despeje a água quente, deixando o café ser filtrando por alguns minutos para dentro do bule.

Dica de preparo: 40 gramas de pó de café para 500 ml de água.

 

Cafeteira italiana 

A cafeteira italiana surgiu na Itália de uma adaptação do bule. Ainda é uma das formas preferidas de se fazer café em casa na Europa, já que o processo de preparo é bem simples. Na parte de baixo da cafeteira, coloca-se água e, na parte de cima, em um recipiente furado, o pó de café. Depois, a parte de cima é rosqueada e a cafeteira, colocada no fogo. Quando a água entra em ebulição, passa pelo pó e o líquido que sobe já está pronto e fica armazenado na parte superior.

Dica de preparo: 30 gramas para 6 xícaras. No mercado, é possível encontrar cafeteiras italianas para inúmeras quantidades de cafés.

 

Cafeteira francesa

Por muito tempo foi considerada artigo de luxo devido ao seu acabamento. Atualmente, é possível encontrar inúmeros modelos que atendem a todos os bolsos. O processo de elaboração do café na cafeteira francesa consiste em colocar o pó no fundo e misturar com água quente, deixando a mistura descansar por alguns minutos. Depois, é só empurrar a prensa para baixo para que o café seja filtrado (a borra do café fica em baixo).

Dica de preparo: 40 gramas para 500 ml de água. É importante deixar o café em contato com a água por quatro minutos antes de iniciar a extração.

 

Máquina de expresso

A máquina de expresso tem um sistema que força a passagem do jato de água quente, em alta pressão, por uma massa compacta de pó de café bem fino. O café na máquina expresso é mais forte, denso e espumante, comparado com um café coado.

Neste mesmo jeito de fazer café, existem as máquinas em cápsulas, na qual o café já vem na quantidade certa, bastando apenas colocar a capsula na máquina e apertar o botão para o preparo.

Dica de preparo: 9 gramas de pó de café por xícara.

 

Sabendo as diferenças, qual o jeito você mais gosta de fazer e saborear um café?
Referência: Revista adega

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *