Depois de provar, todas as frutas maduras da sua casa virarão geleia caseira.

Muitas pessoas acham que fazer geleia é complicado, e por isso optam por compra-la pronta. Mas fazer geleia caseira não tem segredo, são feitas com apenas frutas, açúcar e água, e são muito mais saudáveis já que não têm conservantes.

Dá para fazer geleia de todas os sabores, podendo misturar frutas e especiarias, inventando combinações novas. A receita é sempre a mesma, o que muda é a quantidade dos ingredientes.

Antes de preparar a receita, precisa esterilizar o pote de vidro que irá guardar a geleia. Coloque o pote no forno por 15 minutos ou lave o pote na lava louça. Pronto, agora que eles estão esterilizados, vamos as receitas:

Geleia Caseira de Morango

geleia caseira

340g de morangos
130g de açúcar
5ml de suco de limão

Em uma panela, coloque os morangos limpos e sem os cabinhos. Amasse grosseiramente com um garfo, adicione o açúcar e deixe descansando por 10 minutos. Jogue o suco de limão e cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando.

A espuminha rosada que se formar pode ser retirada se você preferir, isso vai evitar que a geleia fique turva. Depois de 20 minutos de fervura, a geleia deve estar espessa. Passe a espátula no meio dela, se abrir um canal que não se fecha, pode tirar do fogo.

Geleia Caseira de Amora

geleia caseira

2 xícaras de chá de amoras
1 xícara de chá de água
1 xícara de chá de açúcar

Coloque as amoras com a água em uma panela e deixe ferver, amassando um pouco com a colher mesmo. Quando ferver, baixe o fogo, acrescente o açúcar e deixe no fogo até engrossar levemente. Pronto, deixe esfriar e coloque na geladeira.

Geleia Caseira de Pimenta

geleia caseira

4 pimentas dedo de moça sem sementes, picadas
1 maçã descascada e ralada no ralo grosso
1 xícara de açúcar
200 ml de suco de laranja
2 dentes de alho descascados
1 pitada de sal

Em uma panela coloque todos os ingredientes e leve ao fogo médio por 20 minutos sem mexer.

A geleia ganha consistência depois que esfria, então apague o fogo e observe a mudança. Retire os dentes de alho, transfira a geleia para um pote de vidro e mantenha na geladeira.

Geleia Caseira de Manga com Pimenta

geleia caseira

500g de manga madura, porém firme, cortada em cubinhos
1/2 xícara de açúcar cristal
6 pimentas malaguetas picadas com semente. Rende mais ou menos 1 colher de sopa
Gotas de limão tahiti
Sal marinho

Coloque todos os ingredientes em uma panela sobre fogo médio. Quando ferver, reduza o fogo e cozinhe por volta de 30 min, mexendo vez ou outra para não grudar. A manga vai amolecer e desmanchar quase que por completo. Quando der o ponto, deixe esfriar um pouco e transfira para um pote de vidro. Deixe esfriar por completo, tampe e guarde na geladeira.

 

Todas estas receitas rendem porções para serem consumidas mais de uma vez, contando que sejam guardadas em potes de vidro esterilizados com tampa e na geladeira.

Misture a imaginação com o paladar e invente geleias novas.

 

Referências: Pitadinha, GNT, Aqui na cozinha e A mesa da carolina

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *