Cama, Mesa e BanhoCozinha GourmetDicas

Guardanapos de tecido: como tirar manchas?

Aprenda como tirar aquelas manchas difíceis dos guardanapos de tecido!

Depois de servir um jantar, muitas vezes nos deparamos com algumas manchas bem complicadas de limpar, como as manchas de batom, por exemplo. Os guardanapos de tecido são acessórios de mesa que geralmente acabam ficando sujos. Por isso, veja algumas dicas para facilitar a limpeza!

Manchas de Batom

Esse tipo de mancha é muito fácil de retirar. Para isso, utilize um pouco de detergente neutro sobre a mancha (sempre faça isso com o guardanapo seco). Esfregue um pouco e depois enxágue com água.

Vinho

Outra mancha bem comum, principalmente em guardanapos e toalhas de mesa, é a mancha de vinho. Para limpar, você pode aplicar um pouco de água com gás e deixar de molho por 15 minutos. Em seguida, é só esfregar bem (use uma escovinha velha) e lavar normalmente.

Mancha de Café

Depois de uma refeição, muitos optam por um delicioso cafezinho. Para tirar manchas de café do guardanapo, você pode preparar uma mistura de bicarbonato de sódio e detergente. Feito isso, esfregue com um pouco de água quente e lave normalmente.

Mancha de Gordura

Em refeições com caldos, carnes e principalmente frituras, as manchas de gordura também costumam aparecer nos guardanapos. Não se preocupe, você pode removê-las com muita facilidade.

Primeiramente, em uma tábua de passar roupa, coloque algumas folhas de papel toalha. Agora, posicione o guardanapo manchado em cima do papel toalha e passe o ferro de passar. Todo o óleo e a gordura irão para o papel, aí é só esfregar com um pouco de detergente líquido e seguir para a lavagem normal.

Dicas de lavagem

  • Por fim, vale lembrar que guardanapos coloridos podem ser lavados com sabão em pó ou líquido. Nunca exagere, para que ele não desbote.

  • Já os guardanapos brancos podem ser deixados de molho em água quente, um pouco de sabão em côco em pó e ½ copo de álcool.

Fala a verdade, ficou muito mais fácil manter seus guardanapos de tecido limpinhos para suas futuras refeições!

Referência: Gazeta Online e Casa de Cor

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *