Cozinha GourmetGuia do Vinho

Harmonização de sabores: Alimentos e Vinhos

Confira o tipo de vinho que mais combina com os diferentes alimentos.

A Harmonização de sabores é a prática de encontrar combinações perfeitas entre alimentos e vinhos, levando em conta gosto, aroma, textura, cor, temperatura e intensidade.

Os sabores se harmonizam por semelhança ou contraste. Na harmonização de sabores por semelhança há muitos componentes compartilhados que combinam entre si e se intensificam. E na harmonização por contraste utiliza componentes que se opõem para criar um equilíbrio.

Você pode criar combinações maravilhosas ao utilizar itens semelhantes para amplificar a harmonia dos sabores, ou contrastantes para neutralizar a discordância dos sabores.

Dicas para a harmonização de sabores entre alimentos e vinhos:

Alimentos ácidos: Alimentos com acidez elevada fazem os vinhos de baixa acidez ficarem sem graça. Harmonize alimentos e vinhos com acidez elevada.

Alimentos untuosos: Um vinho tinto com muitos taninos (clique aqui para entender o que são os taninos) age limpando o paladar ao ingerir alimentos ricos e proteínas gordurosas.

Alimentos picantes: Um vinho doce com baixo teor alcoólico vai neutralizar a ardência das comidas apimentadas.

Alimentos pungentes: Alimentos de sabores intensos, como queijo gorgonzola, harmonizam com vinhos de acidez e doçura elevadas.

Alimentos amargos: Alimentos amargos intensificam o amargor dos taninos. Tente harmonizar alimentos amargos com vinhos de baixo ou nenhum tanino, que contenham doçura ou alguma salinidade.

Alimentos doces: Alimentos doces geralmente dão aos vinhos secos um gosto amargo. Tente harmonizar alimentos doces com um vinho doce.

Com estas dicas, você conseguirá harmonizar um delicioso prato com um bom vinho, fortalecendo os sabores e os aromas. Lembrando que estas sugestões não são uma regra, mas apenas uma diretriz para as suas experiências gastronômicas em casa ou na escolha do vinho no restaurante.

Gostou? Compartilhe este artigo nas redes sociais e comente qual foi o vinho que harmonizou com o seu prato.

 

Referência: Livro – O Guia Essencial do Vinho.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *