Mesa com comidas típicas mexicanas
Cozinha GourmetDicas

Veja dicas para montar um jantar temático simplesmente incrível

Confira como montar um jantar temático perfeito

O jantar temático é uma possibilidade agradável tanto para uma refeição romântica a dois como para reunir os amigos em casa. É possível elaborar pratos saborosos, decorar a mesa e até criar playlists para deixar a ambientação bem apurada.

Pensando nisso, separamos dicas para te ajudar a preparar duas versões deste tipo de jantar. Confira abaixo:

Jantar temático italiano

A gastronomia italiana é aclamada por muitos e pode ser uma excelente pedida para um jantar temático. Queijos, azeite e muito molho de tomate são ingredientes essenciais para compor as receitas.

Para a entrada, uma sugestão interessante são as bruschettas. Feitas com fatias de pão italiano, tomate e manjericão, elas são uma ótima pedida para preparar rapidamente e comer enquanto o jantar fica pronto.

Há inúmeras opções para compor o prato principal. Se a busca for por algo mais tradicional, você pode preparar uma massa, como linguini ou fetuccine, ou uma pizza de sabor clássico, como a margherita.

Prato com macarrão fettucini

O fettucine é uma massa clássica italiana. Foto: Shutterstock

Se a intenção for preparar algo mais elaborado ou diferente, você pode apostar também em uma lasanha com ragu de cogumelos e até um risoto com molho pesto e queijo de cabra.

Para acompanhar, um bom vinho, servido em uma bela taça, irá deixar o jantar com um clima ainda mais aconchegante.

Mesa com pratos e taças de vinho

O vinho harmoniza bem com massas e deixa qualquer mesa mais sofisticada. Foto: Shutterstock

Já para a decoração, pode-se abusar das cores da bandeira italiana, branco, vermelho e verde. Um aparelho de jantar branco, por exemplo, pode ser um destaque neste contexto.

Velas e luminárias com tonalidade mais amarelada também podem conferir um clima intimista e especial ao jantar.

Para fechar com chave de ouro a ambientação de seu jantar, músicas italianas podem ser uma ótima pedida. Se quiser contar com os clássicos, o tenor Andrea Bocelli é a escolha certa. Já para quem gosta de músicas mais contemporâneas, o trio Il Volo e a cantora Laura Pausini são boas opções.

Jantar temático mexicano

A gastronomia mexicana também é muito apreciada pelos brasileiros e funciona superbem para um jantar temático. Seja pelos pratos com ingredientes práticos ou pelo tempero apimentado, é uma culinária conhecida pela originalidade e pelo sabor marcante.

Para a entrada, os nachos podem ser uma opção. A sugestão é acompanhar com guacamole, iguaria típica do México feita à base de abacate e tomate; chilli ou cheddar.

Para o prato principal, pode-se apostar nos tacos, que têm um recheio superespecial e são muito saborosos. Outra possibilidade que merece ser levada em consideração são os burritos, que podem ser recheados com carnes, molhos, queijo e saladas a gosto.

Tacos mexicanos de carne e legumes

Os tacos mexicanos são fáceis de fazer e são água na boca. Foto: Shutterstock

A comida pode ser acompanhada por uma margarita. Refrescante, o drink é feito em uma coqueteleira e tem como base a tequila e o suco de limão.

No quesito decoração, as cores são um ponto alto. Guardanapos e pratos coloridos podem compor a mesa. Para acrescentar um charme pode-se utilizar até pequenos cactos e flores. Referências culturais, como as caveiras mexicanas, também podem ajudar a deixar a ornamentação mais bonita.

Mesa posta com decorações mexicanas

As caveiras mexicanas são bem características e dão um toque divertido à mesa. Foto: Shutterstock

Para a música ambiente, as canções rancheras e mariachis são opções tradicionais. Para os que buscam alternativas mais contemporâneas, o cantor Carlos Rivera e a cantora Thalía são alternativas.

Montar um jantar temático não precisa ser difícil. Um pouquinho de criatividade já é o suficiente para criar um momento especial e cheio de sabor. Aproveite e veja nossos utensílios para deixar sua mesa ainda mais completa!

Confira os melhores itens para sua mesa

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *