coronavirus: limpeza em casa
Uncategorized

Coronavírus: limpeza diferente em casa. Confira!

Ainda sem vacina ou tratamento efetivo, o mundo luta contra o Coronavírus com uma de suas armas mais vitais, a higiene. Por isso, além de seguir à risca as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), como lavar as mãos corretamente ou usar álcool em gel 70%, em casa também devemos nos prevenir e evitar o contato com o vírus, ainda mais se houver algum morador com a suspeita de contaminação. Nesse caso, a limpeza é diferente. Confira abaixo como deve ser!

Não há caso de Coronavírus na minha casa

A faxina que está acostumado a fazer com produtos habituais, incluindo o uso de água sanitária, pode ser feita uma vez por semana. Essa higienização não apenas deixa o ambiente salubre como também evita diversas outras doenças, como as respiratórias e a de pele.

Mas, os banheiros, o piso, alças e puxadores devem ser limpos diariamente. Para desinfetar, você pode misturar uma parte de água sanitária para cada nove partes de água e utilizar um pano umedecido com essa solução em maçanetas, corrimões, teclados, interruptores, campainha, entre outras superfícies. O álcool em gel de concentração 70% é outra opção para desinfetar objetos e móveis.

Após o uso das luvas domésticas na limpeza, lave-as com água e sabão e deixe que sequem bem ao sol.

Há caso de Coronavírus na minha casa

Se na sua casa há alguém com a suspeita de estar com o Coronavírus, a limpeza do seu lar exige maior cuidado para evitar o contágio dos demais moradores. Nesse caso, é necessário duas limpezas: uma no cômodo onde a pessoa infectada está isolada e outra no restante da residência.

Limpeza segura

Se possível, o ideal é que a própria pessoa infectada faça a assepsia do local onde está confinada, troque a roupa de cama e recolha o lixo, livrando as pessoas sadias do contágio. Antes de mais nada, para usar as luvas de limpeza, é preciso lavar bem as mãos para vesti-las.

As superfícies maiores devem ser limpas diariamente, primeiro com uma mistura de água e sabão para depois receber a desinfecção com água sanitária, álcool 70% ou outro produto desinfetante, com ação comprovada contra o vírus Covid-19.

O banheiro, de uso exclusivo da pessoa em isolamento, se possível, deve ser limpo a cada uso pelo próprio infectado.

Após limpar, luvas, panos e esponjas devem ser lavados com água e sabão, bem secos e separados para uso exclusivo do ambiente isolado.

Para ambas as limpezas é necessário que ao término, as mãos sejam bem lavadas com água e sabão ou sabonete, de acordo com infectologistas, por 20 segundos. Ensaboe e esfregue os dois lados das mãos, entre os dedos, os polegares e os punhos.

Cama e banho

Toalhas de banho e roupas de cama não devem ser compartilhadas e a lavagem dessas peças deve ser realizada separadamente com detergente comum.

Caso não seja possível lavar imediatamente após retiradas, devem ser armazenadas em sacos plásticos fechados até que sejam lavadas. Lembrando que, não devem ser chacoalhadas antes de irem à máquina, pois isso pode espalhar o vírus no local. Após lavar, desinfete a máquina com água e sabão e por último álcool 70%.

Ah, enquanto estiver fazendo a faxina, lembre-se de não tocar o rosto ou ajustar o óculos.

Esperamos que essas dicas sejam muito úteis e que todos fiquem bem em casa. 😉

 

Encontre produtos para limpeza aqui!

 

 

Referência: Gazeta

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *