Cozinha GourmetDicas

As melhores técnicas de como rechear bolo

Técnicas práticas e fáceis de como rechear bolo

Muitas pessoas não se arriscam em fazer um bolo recheado em casa pelo simples fato de acharem que rechear é algo muito difícil de se fazer, porém, não é bem assim, seguindo as nossas dicas você vai conseguir rechear qualquer tamanho de bolo com muita praticidade.

Antes de começarmos vamos dar algumas dicas importantes para facilitar na hora de rechear o seu bolo, como:

Tipo de massa: Opte por uma massa leve e fofa, como é o caso do pão de ló (veja receita aqui no blog), assim ficará mais fácil de cortar e espalhar o recheio escolhido.

Tipos de recheios: Escolha recheios cremosos que são mais fáceis de espalhar e não grudarão na espátula ou colher, evitando assim, que arranque pedaços do bolo.

Cobertura: A cobertura ideal para quem está começando são as feitas com creme de chantilly. Mas, prepare a cobertura antes de começar a montar o bolo, pois precisam ser resfriadas por no mínimo 30 minutos para evitar que a cobertura esquente e derreta, principalmente em dias muito quentes. Confira como fazer chantilly caseiro aqui no blog.

Agora vamos as técnicas para cortar o bolo e assim poder recheá-lo. São três técnicas diferentes que você poderá escolher. Mas lembre-se, é necessário que em qualquer uma das técnicas escolhidas, o bolo seja montado no local que será servido, pois se você rechear o bolo e transferi-lo para outro local, o risco de ele desmontar ou quebrar é muito grande.

Com a faca de pão

Faça uma marcação no meio do bolo com a faca, na altura que deseja cortá-lo. Apoie uma das mãos em cima do bolo para que ele não se mova ou quebre durante o corte, então pegue a faca de pão e com o auxílio da marcação, corte o bolo ao meio cuidadosamente.

Com os cortadores de bolo

O cortador de bolo será um grande aliado neste momento, pois ele possui um fio que facilita o corte da massa com rapidez e praticidade, evitando assim que o bolo quebre ou desmonte. Caso deseje fazer várias camadas no bolo, você também pode usar o cortador de bolo em camadas que é muito prático. Este possui camadas vazadas que auxiliam no corte do bolo para fazer várias ou quantas camadas você desejar.

Com o fio de nylon

Esta prática é ideal para bolo com tamanho médio à grande, pois o fio cortará o bolo ao meio com precisão e rapidez. Basta colocar o bolo em uma superfície plana, pode ser em cima da mesa ou pia (não esqueça de higienizar muito bem o local escolhido!), amarre o fio de nylon em dois lápis ou caneta, ou até mesmo suas próprias mãos. O mais importante é que o comprimento do nylon seja maior que o tamanho do bolo.

Primeiro, faça uma marcação com uma faca ao redor do bolo na altura que deseja fazer o corte, pegue o pedaço de nylon e o envolva no bolo, na marcação feita. Segure firme as duas pontas do nylon e cruze ambos formando um X, puxe cuidadosamente  cortando o bolo. Muito cuidado nesse momento para não “fugir” da marcação.

Agora com as camadas feitas, basta apenas rechear o seu bolo.

Separe as camadas, pegue a base e coloque-a em uma boleira. Passe o recheio escolhido sobre esta camada, espalhando bem mas sem exagerar na quantidade. Em seguida, encaixe a outra camada do bolo sobre o recheio e repita o processo, até finalizar.

Após rechear e montar o bolo, você precisará cobri-lo. Pegue a cobertura escolhida, e com uma espátula ou uma faca lisa, vá espalhando a cobertura na parte superior do bolo até obter uma camada reta e lisa. Faça a mesma coisa nas laterais, porém com menos quantidade para evitar que o chantilly escorra. Feito isso, você pode finalizar com confeitos ou frutas para decorar o seu bolo.

Também, se preferir use a famosa técnica “naked cake” que está super em alta e deixa qualquer bolo muito bonito e elegante. O “naked cake” significa “bolo pelado”, ou seja, não é necessário cobri-lo, deixando as camadas e o recheio à amostra. Capriche apenas decorando com frutas frescas e de cores vivas, como morango, amora e cereja, pois é o grande destaque desta técnica.

Pronto, agora que você já sabe como rechear bolo, abuse de sua criatividade e prepare diferentes bolos recheados para você e sua família se deliciarem!

 

Clique aqui para ver fatiadores!

 

Referência: Guia da cozinhaWikihow

 

2 comments

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *