Mesa de jantar saiba montar com a correta disposição de copos
DecoraçãoModa lar

Mesa de jantar: aprenda a correta disposição dos copos

Evite cometer uma gafe na hora de montar a mesa de jantar. Confira abaixo como dispor os copos corretamente. 😉

Montar a mesa de jantar para oferecer um momento memorável aos seus convidados pode parecer complicado. Quanto mais pessoas à mesa, mais itens, e com tantos utensílios às vezes não sabemos onde cada um deve ir. Ainda mais, se houver a entrada de pratos variados e for uma mesa mais elaborada. Por isso, mostraremos aqui, principalmente, como dispor os diferentes copos de forma correta.

Etiqueta à mesa

De acordo com o manual de etiqueta, a regra básica é colocar os utensílios bem espaçados, de forma organizada e geométrica, “de fora para dentro”. Assim, os convidados terão uma boa perspectiva de tudo o que há na mesa e encontrarão cada item com mais facilidade. Além disso, essa disposição cria uma harmonia natural à mesa.

Disposição dos copos

Você já colocou alguma vez um copo do lado esquerdo do prato? Pode ser que você já tenha cometido esse engano, mas quem nunca? Mesmo em uma refeição mais simples, os copos ficam sempre ao lado direito do prato, em ordem decrescente, ou seja, de acordo com o seu tamanho. E, mesmo se for um jantar vultoso, podem ser colocados à mesa, no máximo, cinco copos.

A ordem das taças deve seguir um padrão de conforto e conveniência, de maneira que fiquem acessíveis de acordo com os pratos servidos. Da esquerda para direita: o maior e primeiro copo, ou taça, é a taça de água. Você sabe o porquê? A água acompanha qualquer refeição, por isso está bem à frente do convidado. A taça de vinho vai ao meio, e o menor copo é a taça para vinho branco. 

 

Caso ofereça espumante e o espaço seja reduzido, a taça de champanhe, em formato Flute, pode ser posicionada atrás da fileira de copos, formando um desenho de “diamante”. Ah, aproveitando a deixa, ao segurá-los pelas hastes, tenha cuidado para não levantar o dedo mínimo, algo considerado muito deselegante.

Caso você tenha convidados canhotos, apenas os talheres podem ser posicionados de forma invertida, os copos permanecem ao lado direito. Pois é. 😕

Use só o que for oferecer

Um detalhe importante é que não devemos colocar à mesa um utensílio ou copo para algo que não vamos oferecer. Isso pode gerar uma certa expectativa no convidado e, se ele perguntar, pode ser constrangedor. Desse modo, se você não for servir espumante, por exemplo, não coloque a taça Flute à mesa.

O copo ideal

A Gastronomia dita que o vinho branco deve ser servido com peixes e o vinho tinto, acompanhado de carnes ou aves. Se preferir somente um tipo de vinho, uma boa opção é o Rosé, que serve tanto para peixes como para carnes. Você também precisa saber sobre essas combinações para preparar o seu jantar e montar a sua mesa com o copo ideal.

Por isso, primeiro pense em todas as bebidas que servirá em seu jantar para montar sua mesa.

Bônus

Para finalizar, uma tendência às mesas tem sido a taça Bico de Jaca, que oferece um ar vintage e sofisticado à decoração e podem ser usadas tanto para o vinho como para a água. Existem vários modelos, com cores e texturas diferentes para criar um contraste e compor sua mesa com maestria.

Mesa de jantar aprenda a correta disposição dos copos

Gostou das dicas? Esperamos que possa usá-las em jantares inesquecíveis. Está se preparando para um grande jantar? Clique no botão abaixo e comece pelos copos! 😉

Referência: Mesa Requinte; Minha Casa; Vamos Receber.

Compre seus copos aqui!

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *