Um pouco da Itália para a sua casa com o clássico molho bolonhesa.

Para quem já visitou a Itália e teve a oportunidade de experimentar um clássico molho bolonhesa, sabe que esse molho aquece o corpo, a alma e tem um sabor caseiro único e inexplicável.

O molho bolonhesa é fácil de fazer e é perfeito para as noites frias de inverno, acompanhado de uma boa taça de vinho tinto. Este molho combina com vários tipos de massas, inclusive para fazer uma lasanha.

Quer aprender a fazer um clássico molho bolonhesa?

Você vai precisar de:

50g de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
50g de pancetta ou bacon
1 cebola pequena
1 cenoura pequena
1 talo de salsão
2 dentes de alho amassados
450g de carne moída magra
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
125ml de vinho branco
125ml de caldo de carne
75ml de creme de leite
Sal e pimenta a gosto
Pique todos os ingredientes bem picadinhos e reserve-os.

Em uma panela grande, aqueça a manteiga e o azeite em fogo baixo. Acrescente a pancetta ou o bacon, a cebola, cenoura, o salsão e o alho. Cozinhe por 10 minutos, mexendo sempre, até que os legumes estejam macios e dourados.

Acrescente a carne moída, frite-a um pouco para desmanchar, adicione o extrato de tomate e o vinho. Deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando.

Depois, adicione o caldo de carne, tampe a panela e cozinhe por 1h a 1h30, mexendo de vem em quando para não grudar no fundo da panela. Se o molho estiver seco, acrescente um pouco de água.

Ao final do tempo do cozimento, junte o creme de leite, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, misture bem e retire do fogo. Atente-se com o sal, melhor colocar pouco e ir experimentando, do que salgar demais o molho.

Cozinhe a massa em uma espagueteira com bastante água fervente e sal, até ficar al dente (confira o tempo de cozimento na embalagem da massa). Escorra a massa e misture-a ao molho quente. Salpique queijo parmesão ralado e sirva.

 

Pronto, agora você conseguirá levar um pouquinho da Itália para a sua casa.

 

Referência: Livro Massas – Lafonte

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *