chá das cinco
Cozinha GourmetDicas

Como preparar um tradicional chá das cinco

O chá das cinco é sinônimo de elegância e tradição na Inglaterra. Veja como preparar um na sua casa!

A tradição do chá das cinco começou no século XIX na Inglaterra, com o intuito de agradar a duquesa de Bedford. Ela se queixava do vazio no estômago que sentia no final da tarde e, para enganar a fome, passou a tomar uma xícara de chá e fazer um pequeno lanche. Isso se tornou um evento social em todo o país e com o tempo, em todo o mundo. Quer aprender a preparar um delicioso chá das cinco, para servir aos seus convidados em uma ocasião especial?

Acessórios e a decoração

Ao servir um chá das cinco, deve-se combinar os itens em que serão servidos à mesa. Não é obrigatório, mas caso queira seguir a tradição, prefira uma decoração mais elegante, optando por bandejasbules e xícaras de porcelana ou cerâmica.

Toalhas de mesa com cores sóbrias e de tons pastéis, também contribuem para deixar o ambiente agradável. Agora se quiser criar uma ambientação mais descontraída, você pode escolher bules de inox e xícaras coloridas. Toalhas de mesa com cores vibrantes ou até mesmo jogos americanos, também são opções.

O menu e os chás

Como o próprio nome já diz, o mais importante aqui é o chá. Por isso, o ideal é oferecer uma variedade de biscoitos, bolos e alguns docinhos, porém sem tirar a atenção do protagonista da ocasião. Inclusive, não se esqueça de servir pelo menos dois tipos de chás.

Alguns com sabores apreciados pela maioria (camomila, ou chá verde) e outros mais diferentes para desafiar o paladar dos convidados (um chá de fruta ou baunilha, por exemplo). Além disso, não esqueça do o leite, o mel e o açúcar (itens que complementam o sabor da bebida quente).

A decoração

O chá das cinco é perfeito para uma tarde de primavera, outono ou inverno. Você pode servi-lo em um jardim, em uma varanda, na sala de jantar ou até mesmo junto à uma lareira. Seja qual for o local, complementar a decoração da mesa com flores e frutos da época, é sempre bem vindo. Abuse da criatividade, incluindo velas e música ambiente também.

Fala a verdade, agora que você já sabe como servir um delicioso chá das cinco, receber convidados em casa sempre vai se tornar uma ocasião elegante e especial!

Referências: Westwing, Jornal Hoje e Casa do Chá

2 comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *