Conheca os principais estilos de cerveja
Cozinha GourmetGuia da Cerveja

Conheça os principais estilos de cerveja

Se você sempre quis saber quais são os principais estilos de cerveja, hoje vamos te mostrar quais são eles. Veja abaixo!

Uma das bebidas mais consumidas ao redor do mundo é a cerveja. Seja mais leve ou encorpada, ela é ideal para beber em uma roda de amigos. Entretanto, pouca gente sabe que existe uma variedade enorme de estilos de cerveja. Quer conhecer quais são os principais? Então veja abaixo!

Pilsner

As cervejas pilsner são as mais consumidas aqui no Brasil. Elas se destacam, principalmente por serem leves e fáceis de beber. Também possui pouco amargor e quando colocadas no copo, apresentam uma coloração dourada e um aroma leve.

American Lager

Muito parecida com a Pilsner, a cerveja american lager também foi pensada para ser consumida pela ampla maioria das pessoas. Ela possui muito pouco aroma de malte e pode conter um sabor levemente frutado.

Premium Lager

Em seguida, temos as cervejas premium lager. Por mais que se assemelhem às Pilsner, esse tipo contém uma quantidade maior de lúpulo e de malte. Ela apresenta mais corpo e uma coloração dourada.

Helles

Produzida em larga escala na região da Bavaria, na Alemanha, ela é uma cerveja em que se destaca mais o malte do que o lúpulo. Por isso, ela não é tão amarga e inclusive é consumida em alguns cafés da manhã da Alemanha.

Dortmund Export

Dentre os tipos de cerveja, esse é um dos que se destaca por ser equilibrar o sabor adocicado do malte com o aspecto amargo. Elas podem ser encontradas em cores douradas, que podem variar para uma escala mais escura.

Japanese Rice Lager

Conhecidas como Dry-Beer, é um dos estilos de cerveja menos conhecidos no mundo todo. Ela foi criada no japão e é feita a partir do arroz, com um longo período de fermentação que transforma quase todo o açúcar em álcool. Seu sabor é suave.

Dark Lager

As cervejas dark lager apresentam uma coloração escura, com baixo corpo, uma boa carbonatação e um sabor muito refrescante. Aliás, algumas podem ser encontradas com notas de chocolate, caramelo e nozes.

Ale

Esse estilo de cerveja ganhou bastante espaço nos últimos anos. São bebidas de alta fermentação, com aromas de frutas e especiarias, muito mais perfumadas que as lagers. São bastante consumidas na Bélgica e Inglaterra.

Weissbier

A weissbier (cerveja branca, em alemão) leva maltes de trigo e cevada na sua receita. Os aromas mais comuns são de aroma e cravo, mesmo ela não contendo nenhum desses ingredientes.

India Pale Ale (IPA)

Por fim, não poderíamos deixar de fora as cervejas do estilo India Pale Ale. Elas são carregadas tanto no álcool, quanto no amargor. Afinal, foram pensadas para atender os colonos ingleses na Índia, que precisavam de muito lúpulo e malte para aguentar a viagem.

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os estilos de cerveja? Então agora com certeza vai ficar ainda mais fácil  na hora de escolher uma que se adeque ao seu paladar! 😀

 

 

 

 

Referências: Cláudia, Homini Lúpulo e Larousse da Cerveja

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *